um fundo branco com algumas linhas
Felix • mar. 09, 2017

O medo da experimentação ou troca de agências leva as empresas a permanecer no erro

A máxima “Time que está ganhando não se mexe” não pode ser mais distante da realidade do trade marketing. Numa área que se sustenta na visibilidade e ações criativas, comodismo é arma fatal.

Em muitos casos, a empresa até percebe que algo está errado. Podem ser as peças de comunicação visual mal utilizadas. Ou então o atendimento oferecido pelos promotores. Pior ainda, as pesquisas chegam com dados incompletos ou superficiais demais.

Mesmo assim, segue deixando coisas tão importantes para trás por receio de buscar novas agências de trade marketing.

O que é preciso considerar na escolha de uma agência de trade marketing?

O trade é calcado nos pilares de presença, visibilidade, estoque e posicionamento. Uma agência que ofereça serviços do gênero precisa saber trabalhar bem cada um desses pilares. Isso é estratégico e está diretamente ligado aos resultados do produto / serviço e à própria percepção do consumidor.

Se seu prestador não atua conforme as práticas abaixo, é importante começar a buscar uma nova agência de trade marketing:

  • Presença – Oportunidades para disponibilizar produtos em pontos de vendas novos ou naqueles que já tenham presença dos concorrentes. Evitar rupturas, garantir disponibilidade no maior número de PDVs possível.
  • Visibilidade – Ter o produto no PDV não garante sua visibilidade. É preciso fazer um trabalho de exposição e ações para manter o produto visível para o consumidor. Isso exige a atuação de um promotor, principalmente durante a fase de estabelecimento do produto em um novo mercado, até o consumidor se acostumar a procurá-lo na vitrine.
  • Estoque – Para evitar rupturas, é preciso que a agência contratada saiba informar com precisão o estoque de determinado produto ao gestor de trade marketing. Só é possível se antecipar às necessidades do PDV por novas encomendas (o sell in ) com a proatividade de quem está em contato direto com a prateleira, ou seja, a agência.
  • Posicionamento – Principalmente para os millennials , os novos consumidores altamente conectados, o posicionamento de uma marca conta tanto ou mais que outros fatores tradicionais (qualidade, preço, embalagem etc). Por isso, é preciso manter o posicionamento em execução perfeita, inclusive naqueles pequenos varejistas. Tudo isso é tarefa da agência de trade marketing. Num cenário em que o que a marca transmite é tão importante, o cuidado com o posicionamento pode ser o segredo do sucesso no sell out .

Dificuldade de administrar o trade marketing sem agência

Grande parte da dificuldade de administração do trade marketing , isto é, da presença, visibilidade, estoque e posicionamento, envolve a distância do gestor ou executivo responsável dos PDVs.

Uma boa agência de trade marketing está apta a ajustar o gestor nessa missão. Fazer isso sem ela exige a contratação de equipes específicas para atuar nas regiões. É algo que algumas empresas adotam, justamente para manter o controle dentro de casa, mas que exigem verbas muito maiores para a área.

Manter trabalho de trade marketing ruim custa dinheiro

A aplicação correta e fundamentada das técnicas de trade marketing gera resultados concretos. A maioria dos players de maior faturamento no mercado aposta fortemente no trade para melhorar seus ganhos.
Banner eBook Promotor
Empresas como Lojas Americanas, Embratel, Construtora Rossi, Claro, Universidade Estácio, clientes da TopTrade , reconhecem o valor do trade marketing.

O contrário também é verdadeiro: empresas que não fazem um trabalho competente não conseguem fixar seu produto / serviço na mente e coração do consumidor. Vale citar que um terço dos consumidores se irrita ao não encontrar o produto que procuram na prateleira, segundo pesquisa da Toolbox.

E deixar um terço de potenciais compradores insatisfeitos significa perder dinheiro duas vezes: uma com o gasto de marketing para promover o produto (que não terá nenhum valor já que o mesmo gera irritação nos consumidores); a outra é pela perda da venda em si para um concorrente ou para outro gênero de produtos.

Tecnologia no trade marketing

Algumas agências já trabalham com a tecnologia como aliada do cliente, o gestor do trade marketing. Na TopTrade, utilizamos software de gestão de trade, com business intelligence e geomarketing integrado ao robusto TopTradeApp para oferecer controle em tempo real das ações e do trabalho feito no PDV para os clientes.

O aplicativo oferece gestão completa de equipe e informações do PDV, ideais para obter dados constantemente atualizados do mercado, inclusive durante pesquisas e testes cegos.

Pronto para entrar na nova era de trade marketing, com resultados de verdade?

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: