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Fábio Pinho • mar. 13, 2018

5 tipos de merchandising no ponto de venda

Conheça as melhores práticas de merchandising para aplicar no seu PDV.

Estratégias de merchandising que podem te ajudar a conseguir mais vendas nos pontos de vendas: confira.

O merchandising no ponto de venda (PDV) é uma das principais estratégias que a empresa precisa adotar para conseguir resultados efetivos. Mais que apenas expor o produto e a marca, o merchandising contribui para que seja possível criar uma aproximação entre o cliente e o que está sendo ofertado, despertando mais que apenas a vontade de comprar. Desta forma, ter estratégias consolidadas em Trade Marketing é entender o processo de ponta a ponta, abrindo um imenso leque de possibilidades – e, claro, aumentando as vendas. A Top Trade, aplicativo feito sob medida para seu PDV, traz 5 tipos de merchandising no ponto de venda.

1. Sensoriais

Despertar sensações e utilizar dos sentidos do consumidor é uma prática relativamente comum, mas ainda negligenciada na sua forma de abordagem. Não basta apenas o potencial cliente sentir o cheiro do café ou testar o áudio do aparelho: é necessário que todos os sentidos atuem em conjunto, possibilitando experiências únicas. Nem todos os produtos podem trabalhar com os cinco sentidos, mas extrair o máximo de cada um é fazer com que o consumidor crie familiaridade com o produto.

2. Produtos em promoção é promoção da marca

Imagine que você procure referenciar sua marca dentro de um PDV. Há inúmeras maneiras de fazer isso, mas as promoções continuam liderando a lista de atratividade para o consumidor. É por isso que uma boa estratégia de merchandising precisa expor um produto em promoção para que as pessoas conheçam a marca. A maneira? Coloque o que tem de melhor com desconto, permitindo que as pessoas fixem em suas memórias o que sua equipe tem a oferecer. Conhecendo a qualidade do produto, terão a marca como referência no seu segmento.

3. Amostras grátis

Já percebeu quantos balcões de degustação há em supermercados? Isso acontece porque esse é um tipo de merchandising já consolidado nas empresas de bens não-duráveis. Seja qual for seu ramo de atuação, o ‘grátis’ é e sempre será uma forma de atrair um potencial público. Isto porque, segundo revelam as pesquisas, os consumidores brasileiros procuram que os outros decidam quais marcas e produtos eles devem levar – geralmente através de comunicação efetiva, como o marketing. Por isso, criar uma experiência prévia no público é ajudar a decidir o que levar – e, claro, será seu produto.

4. Elementos visuais

Um PDV precisa de elementos visuais e gráficos que chamem a atenção. Quando falamos de merchandising, é preciso estar atento a todas as características: cores e fontes a serem utilizadas, design do ponto de venda (que inclui até cantos arredondas e altura do balcão/gôndola, por exemplo) e frases de impacto que façam o consumidor parar e ver do que se trata. Como dito no primeiro tipo de merchandising, é preciso utilizar do sensorial. Aqui, buscamos chamar a atenção efetiva através da visão – e que deve ser uma preocupação constante da equipe.

5. Datas, festas, região: aproveite tudo

O último tipo de merchandising no ponto de venda é aquele que sua marca está ligada a algo que pertença a comunidade em que está vendendo o produto: datas comemorativas – como Natal e Páscoa –, festas locais e tradicionais, hábitos e costumes regionais, entre outras características, devem ser aproveitadas. Criar estratégias diferentes para cada oportunidade é sinônimo de merchandising assertivo, pois mostrará que sua marca também faz parte da comunidade em que está inserida.

Tenha tudo na sua mão

Já pensou que é possível fazer ações de merchandising, utilizando dos tipos descritos acima, de forma funcional, rápida e integrada? O TopTrade App traz a facilidade de aplicar estratégias de marketing e vendas nos PDVs sem a necessidade de visitas presentes e constantes. Preencha nosso formulário e conheça a maneira adequada de utilizar do app da TopTrade com nossos consultores.

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