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Fábio Pinho • mar. 08, 2018

A importância das estratégias de vendas no PDV para o sucesso de vendas

Adote medidas concretas para melhorar seus resultados no PDV. Veja como.

Chegue mais longe com as dicas a serem aplicadas no pdv.

O Trade Marketing veio para facilitar a vida de inúmeros negócios que puderam encontrar nesta categoria de vendas uma forma efetiva de consolidar sua marca e produtos. E, dentre as características desta ação, está o foco nos pontos de vendas (PDV), que irão trazer resultados efetivos para o empreendimento através de estratégias delimitadas e executadas com um bom planejamento. Por isso, os inúmeros setores precisam entender a importância das estratégias de vendas no PDV para ter sucesso comercial.

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Criando familiaridade

Um bom planejamento no PDV é expor a marca da melhor maneira possível. Desta forma, a importância de estratégias em pontos de vendas não é apenas comercial: é, principalmente, organizacional. Com medidas definidas e delimitadas pela equipe de merchandising, sempre alinhados com os promotores, é possível criar mais que um produto exposto e tornar a marca referência naquilo que se propõe a vender. E os PDV são os locais adequados para isso: o contato direto do público com o produto/marca faz com que ele possa ter mais confiança em algo que vê, toca e experimenta – comprando mais.

Números que evidenciam

A importância da estratégia de vendas no PDV é tão clara que a Point of Purchase Advertising Institute realizou uma pesquisa surpreendente no Brasil: 85% dos consumidores definem o que irão comprar apenas quando estão nos pontos de vendas. Com esses números é possível entender que aqueles que buscam o consumidor na penúltima etapa da compra – a escolha – podem se destacar acima da concorrência, quando estruturam boas ações vendas no PDV.

Oferecer descontos, amostras grátis e até mesmo informações acerca do produto (com um promotor bem preparado) pode fazer mais que apenas apresentar o item de consumo; é decidir pelo cliente que, em 85%, segundo os dados, não sabem qual decisão tomar.

Abrem-se possibilidades

Outro ponto primordial a se destacar são as possibilidades que se abrem quando há uma estratégia efetiva de vendas no PDV. É possível mensurar o que está dando certo e errado, alinhando e distribuindo melhor as ações em determinados pontos. Isto permite que produtos posteriores a serem expostos já cheguem com um planejamento bem executado, sendo mais consumido que o vendido anteriormente no PDV. Com o conhecimento do que já foi executado, fica mais vender e conhecer o que é possível – e aquilo que pode ser abandonado.

Cria-se uma cultura

O sucesso das vendas no PDV é através de estratégias bem definidas. Mas, efetivamente, o que elas trazem é mais que o número de produtos vendidos e aumento dos lucros. Cria-se uma cultura de vendas que diminui muitos processos de treinamentos, merchandising e outras características próprias do PDV. Sabendo qual rotina estratégica é a ‘cara’ da empresa, os processos passarão a ser mais automáticos e os resultados contundentes. É um fator que se retroalimenta: as estratégias deixarão de ser pontuais e passam a integrar as rotinas da empresa – e isso diminui, e muito, pequenos custos no momento de aplicar novas vendas e PDVs.

A estratégia de vendas no PDV também passa por uma gestão de dados e ações com apenas alguns cliques. Com o aplicativo da Top Trade, gestores e gerentes de equipes podem mensurar quais medidas estão dando certo, através de uma interface amigável e com inúmeras funções – aumentando as vendas e a produtividade dos promotores. Em alguns minutos você preenche nosso formulário e, com ajuda dos nossos consultores, tem os serviços que necessita sob medida no seu aplicativo.

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