um fundo branco com algumas linhas
Felix • abr. 27, 2017

Como treinar promotores de vendas a distância

 

Um dos maiores desafios dos gestores de Trade Marketing é efetuar o treinamento dos seus promotores de venda. Nesta missão, deve-se considerar que há diversos aspectos que afetam ou até mesmo impedem esse treinamento. Alguns desses fatores podem ser o tempo, disponibilidade, vontade e perspectivas do promotor e até a distância. É… nesse último o gestor encontrará maior dificuldade para ministrar treinamentos efetivos.

Quando uma equipe está a quilômetros de distância do escritório percebe-se que o vínculo entre promotores-gestão é um tanto diferente. Inclusive, é possível dizer que há certa barreira entre os profissionais promotores de vendas e a administração, seja pela distância física, seja pelo relacionamento mais formal e menos estreito.

A verdade é que o treinamento de equipes à distância é uma missão que deve ser assumida pensando nas melhores oportunidades para promotores, empresas e clientes.

Leia também:

O que é preciso considerar para o treinamento dos promotores de venda?

Para capacitar a sua equipe de promotores de vendas mediante um treinamento a distância é preciso considerar alguns pontos fundamentais. É muito complexo transmitir a missão, valores, vantagens, características, diferenciais da sua empresa e produtos para os promotores, já que estão longe da sede da empresa, em outras cidades.

Com o avanço tecnológico, é possível realizar o treinamento dos promotores com mais assertividade. Há quatro etapas de treinamento dos promotores de venda:

Etapa 1 – Treinamento comportamental: Voltado para novos membros da equipe. O gestor deve ensinar o tipo de comportamento esperado para aquele trabalho, apresentação pessoal, tipo de roupa, cabelo e transmitir informações sobre a empresa, missão, valores.

Etapa 2 – Treinamento de vendas: Nessa fase é fundamental que o promotor conheça as técnicas de negociação. Ele vai aprender técnicas de vendas, como persuasão, argumentação, transposição quando a resposta do cliente for negativa e como fechar uma venda.

Etapa 3 – Treinamento de Merchandising – Essa etapa cuida de explicar assuntos como exposição de produtos, vitrinismo, planograma, entre outros assuntos.

Etapa 4 – Treinamento de produtos – O gestor irá informar todas as vantagens, características específicas de cada produto e quais são seus diferenciais diante da concorrência.

E após o cumprimento de todas essas etapas, é fundamental que o gestor aplique avaliações periódicas para saber como está o nível de assimilação dos conteúdos por toda equipe de promotores de vendas.

O promotor de vendas é o verdadeiro embaixador de qualquer marca no PDV. Ele precisa ter habilidades específicas para divulgar o produto de determinada marca, observar o ambiente e concorrentes, tirar dúvidas do público-alvo, estreitar relacionamento com os consumidores, e expor os itens de forma adequada para reportar todas as informações e ações para empresa.

As principais habilidades de um promotor de vendas de sucesso são:

  • Ter boa comunicação

O poder das palavras acontece mediante o uso de uma linguagem clara e compreensível pela inteligência, através da linguagem positiva (gera resposta positiva). O bom promotor de vendas também deve colocar em evidência a imagem e as particularidades do produto ou serviço que vende.

  • Inspirar confiança

É indispensável que o vendedor demonstre consideração e faça que o cliente se sinta valorizado. Outro ponto importante é ser competente, porque o comprador precisa saber que coloca o seus assuntos nas mãos de alguém em que pode confiar. Além disso, a confiança é influenciada pela sinceridade e credibilidade passada pelo vendedor.

Além de treinamento, um promotor de vendas de destaque precisa enfrentar os desafios da profissão e saber:

  • Fazer um ótimo planejamento
  • Atender e esclarecer dúvidas de consumidores
  • Fazer check list
  • Usar os recursos tecnológicos para trabalhar

O papel do gestor de trade é disponibilizar o necessário para que o promotor possa desenvolver essas competências e habilidades.

Melhores canais e meios para ministrar treinamentos à distância

Quando o assunto é oferecer treinamentos a distância, podem ser citados quatro serviços de ponta:

  • Hangout

O Hangout é um recurso fantástico para a realização de reuniões e conferências. Produto do gigante Google, ela permite a realização de conferências com até 10 participantes. A conversa pode ser transmitida em tempo real através do YouTube, inclusive pode ficar armazenada dentro de um canal.

  • GoToMeeting

Esta é outra alternativa interessante quando se fala em realizar treinamentos a distância.

  • TreinaTom

Com grande destaque nacional e internacional, essa plataforma é uma ótima solução para sua empresa compartilhar qualquer tipo de conteúdo (palestras, capacitações, reuniões onlines, cursos) e treinar o maior número de pessoas em um espaço curto de tempo.

  • Webex

Considerada uma das soluções mais completas a nível mundial, esta plataforma da Cisco permite a realização de reuniões entre equipes e uma série de outras atividades que envolvam duas ou mais pessoas.

  • Univtop

A TopTrade também conta com sistema para facilitar o treinamento remoto de seus clientes. A Universidade Top Target de Vendas (Univtop) é um ambiente seguro, com todos os materiais e recursos focados no treinamento e aprendizado de equipes de trade marketing. É, de fato, uma universidade on-line com diversos cursos para qualificar promotores de vendas e merchandising. São quase 30 cursos com diversos módulos repletos de conteúdo para afinar e afiar o trade marketing, seja com equipes presenciais ou remotas. Além de avaliações e certificações, também é possível acompanhar a assiduidade e evolução de cada aluno e um ranking para avaliar o desempenho de toda a equipe.

Atente para o desenvolvimento do promotor de vendas e potencialize os resultados do seu negócio. Investir na capacitação dos colaboradores é uma das melhores alternativas em termos de gestão. Vale a pena ler os outros artigos do blog e ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao assunto!

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: