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Fábio Pinho • mai. 31, 2018

Como a automação de trade marketing otimiza a análise de preço no PDV?

A automação trouxe, sem dúvidas, diversos benefícios para vários segmentos do mercado, assim como também para práticas e processos. Se observamos bem, nos dias atuais ela está em todos os lugares, na comunicação, com a criação dos chatbots, no jornalismo, com o processo de filmagens e registros de imagens de fatos a partir do uso de drones. Sem deixar de mencionar, neste último caso, os robôs que têm sido inventados para produzir notícias. Bem surreal, não é mesmo?

Para alguns, tudo isso é muito assustador, para outros, uma oportunidade de fazer cada vez melhor e de forma otimizada. E, como era de se esperar, a automação também atingiu o trade marketing, facilitando processos e operações. Mas, em se tratando especificamente da análise de preço no ponto de venda (PDV), qual foi o impacto? Você conhece? Caso não saiba, nos acompanhe neste artigo. Vamos lá?

Por que é importante fazer análise de preço no PDV?

Como dizem os especialistas, para quem deseja começar um negócio ou fortalecê-lo deve, obrigatoriamente, avaliar o cenário competitivo no ponto de venda, visando identificar riscos que podem comprometer o sucesso de seu produto. Mas que riscos são esses? Diremos a você agora, veja:

a) Preços praticados pela concorrência;
b) Posição do produto da concorrência no ponto de venda;
c) Aceitação do produto da concorrência no PDV;
d) Características da embalagem do produto da concorrência;
e) Qualidade do produto da concorrência;
f) Foco do produto da concorrência.

Como tudo na vida, antes de tomarmos uma decisão, temos que avaliar a paisagem e verificar se ela realmente oferece algum benefício que nos faça crescer, evoluir, atingir novos patamares. De igual modo deve funcionar quando uma empresa deseja expor seus produtos em um PDV, tem-se que analisar as mercadorias da concorrência, analisando os fatores que foram elencados.

Se o produto da concorrência tem uma ampla aceitação do público daquele PDV, é preciso se esforçar um pouco mais para oferecer um produto melhor e com qualidade, que faça esse público preferir a sua mercadoria do que a do seu concorrente. Assim também deve funcionar quando a embalagem do produto do concorrente se apresenta de forma mais atrativa do que a do seu.

Mas, de que maneira a automação otimizou a análise de preço no PDV?

O que podemos dizer sobre isso se resume em três componentes linguísticos: praticidade e otimização. Em vez de sua equipe de trade marketing se dirigir para os pontos de vendas para fazer a pesquisa presencialmente, aplicando para isso, muitas vezes, a entrevista, hoje ela pode simplesmente se valer de softwares de gestão, que permitem não só a análise de preços no PDV, mas uma séria de ações, como:

a) Gerir equipes de promotores em tempo real;
b) Avaliar a equipe a partir da plataforma digital;
c) Controlar estoques;
d) Verificar se o produto está realmente sendo vendido no PDV;
e) Etc.

Voltando para a questão da otimização de análise de preços no PDV, com a automação, você não só economiza tempo, mas também recursos financeiros, materiais e humanos. Tem coisa melhor do que isso para uma empresa que deseja usar seus recursos com racionalidade?

Além disso, permite que você, em pouco tempo, consiga ter acesso aos variados preços praticados pelos concorrentes no estabelecimento, de modo que com isso você consiga pensar em uma solução de forma mais rápida. Por exemplo, digamos que o seu produto seja água mineral. Você deseja vendê-la a partir do estabelecimento X, mas percebe que há nas gôndolas mais quatro marcas. Para vender a sua mercadoria, você pode, por exemplo, baixar o seu valor ou oferecer alguma promoção, agindo de maneira rápida contra os seus concorrentes.

E aí, depois deste texto, vai ou não vai automatizar o seu trade marketing? Esperamos que sim! Seja esperto e entre em contato conosco . Você vai se surpreender com o que o Top Trade pode fazer pela sua empresa.

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