Uso do BI para acompanhar equipes de Trade
João Alfredo vai ao supermercado todas as semanas, geralmente nas noites de quinta e paga sempre com o cartão da própria rede varejista. Na cesta, sempre tem o leite da Acme, pois é o que está posicionado ao lado dos cereais matinais. Como sabemos tudo isso sobre ele? BI é a resposta!
A sigla se refere ao termo em inglês Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios em português, e se refere ao processo de garimpar, gerenciar e analisar dados.
Este é um dos grandes sonhos dos empresários, em tempos de muita informação disponível e o Big Data se consolidando nas empresas. Na verdade, agir sem considerar e analisar esse grande volume de dados disponível é praticamente decretar o fracasso de uma estratégia em tempos de competição tão acirrada.
No trade marketing, o processo de BI se afina às necessidades diárias. Informação ajudam o gestor e equipes a aprimorarem ações. Os dados possibilitam melhorar a exposição do produto ou serviço no PDV.
O TopTrade App tem no BI um de seus principais diferenciais. Não é mais futurologia imaginar promotores e supervisores enviando dados em tempo real das ações realizadas no PDV, com informações integradas também dos vendedores e representantes (que lidam diretamente com o varejista). Uma realidade diária no dia a dia das empresas que utilizam aplicativos de trade marketing.
Como usar o TopTrade para acompanhar as equipes com BI
Com um smartphone com TopTrade instalado, o promotor ou supervisor pode enviar os dados na hora para seu gestor. Tudo direto do PDV. As informações, enviadas em tempo real, são cruciais para dar solidez à inteligência de negócios.
O funcionamento é muito simples. Pelo app os funcionários — promotores e supervisores em campo — podem enviar informações sobre o ocorre no PDV, a partir das diferentes abas disponíveis no TopTrade app.
Com o app é possível mandar informações sobre diversos pontos relevantes à operação de Trade Marketing e execução das ações no PDV:
- Pesquisa de preços praticados no PDV e frentes de visibilidade do produto
- Pesquisa de estoque disponível em cada PDV e necessidade de reposição
- Organização e disposição dos produtos nas gôndolas
- Merchandising disponível para divulgação dos produtos com fotos
- Pesquisa de degustação de produtos no PDV
- Formulário específico para o cliente oculto
- Dados sobre ponto de horários e despesas do promotor / supervisor
Para enviar essas informações, basta que o usuário tenha conexão à internet. Caso a conexão não esteja disponível, é possível armazenar todos os dados e sincronizar posteriormente.
Todo esse grande volume de informações fica disponível para o gestor e para o time responsável pela análise das informações, logo após a sincronização.
Os dados vão para o Center, um painel onde as informações lançadas são exibidas em diferentes “cockpits”, que abrangem cinco grupos de dados:
- Gestão de Operação
- Despesas Avulsas
- Preços
- Estoque e Frentes
- Reposição
- Merchandising
- Degustação

Cada grupo tem suas abas internas com os dados disponíveis e lançados em gráficos, para agilizar a compreensão e interpretação.
Com esse material em mãos, fica muito mais fácil para o promotor avaliar a performance de cada equipe, avaliar o desempenho de cada promotor e planejar os próximos passos e ações de trade marketing.
Ter mais informação é o caminho para encontrar as melhores oportunidade de turbinar a saída do seu produto no PDV. E para isso, é preciso uma solução de confiança, como o TopTrade , um aplicativo de trade marketing para organizar essas informações.
>>> Quer conhecer o TopTrade na prática? Clique aqui! <<<
The post Uso do BI para acompanhar equipes de Trade first appeared on TopTrade.
O post Uso do BI para acompanhar equipes de Trade apareceu primeiro em TopTrade.

