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Felix • jul. 12, 2017

Uso do BI para acompanhar equipes de Trade

João Alfredo vai ao supermercado todas as semanas, geralmente nas noites de quinta e paga sempre com o cartão da própria rede varejista. Na cesta, sempre tem o leite da Acme, pois é o que está posicionado ao lado dos cereais matinais. Como sabemos tudo isso sobre ele? BI é a resposta!

A sigla se refere ao termo em inglês Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios em português, e se refere ao processo de garimpar, gerenciar e analisar dados.

Este é um dos grandes sonhos dos empresários, em tempos de muita informação disponível e o Big Data se consolidando nas empresas. Na verdade, agir sem considerar e analisar esse grande volume de dados disponível é praticamente decretar o fracasso de uma estratégia em tempos de competição tão acirrada.

No trade marketing, o processo de BI se afina às necessidades diárias. Informação ajudam o gestor e equipes a aprimorarem ações. Os dados possibilitam melhorar a exposição do produto ou serviço no PDV.

O TopTrade App tem no BI um de seus principais diferenciais. Não é mais futurologia imaginar promotores e supervisores enviando dados em tempo real das ações realizadas no PDV, com informações integradas também dos vendedores e representantes (que lidam diretamente com o varejista). Uma realidade diária no dia a dia das empresas que utilizam aplicativos de trade marketing.

Como usar o TopTrade para acompanhar as equipes com BI

Com um smartphone com TopTrade instalado, o promotor ou supervisor pode enviar os dados na hora para seu gestor. Tudo direto do PDV. As informações, enviadas em tempo real, são cruciais para dar solidez à inteligência de negócios.

O funcionamento é muito simples. Pelo app os funcionários — promotores e supervisores em campo — podem enviar informações sobre o ocorre no PDV, a partir das diferentes abas disponíveis no TopTrade app.

Com o app é possível mandar informações sobre diversos pontos relevantes à operação de Trade Marketing e execução das ações no PDV:

  • Pesquisa de preços praticados no PDV e frentes de visibilidade do produtoTela TopTrade App Preços e Frentes
  • Pesquisa de estoque disponível em cada PDV e necessidade de reposição
  • Organização e disposição dos produtos nas gôndolas
  • Merchandising disponível para divulgação dos produtos com fotos
  • Pesquisa de degustação de produtos no PDV
  • Formulário específico para o cliente oculto
  • Dados sobre ponto de horários e despesas do promotor / supervisor

Para enviar essas informações, basta que o usuário tenha conexão à internet. Caso a conexão não esteja disponível, é possível armazenar todos os dados e sincronizar posteriormente.

Todo esse grande volume de informações fica disponível para o gestor e para o time responsável pela análise das informações, logo após a sincronização.

Os dados vão para o Center, um painel onde as informações lançadas são exibidas em diferentes “cockpits”, que abrangem cinco grupos de dados:

  • Gestão de Operação
  • Despesas Avulsas
  • Preços
  • Estoque e Frentes
  • Reposição
  • Merchandising
  • Degustação

Cada grupo tem suas abas internas com os dados disponíveis e lançados em gráficos, para agilizar a compreensão e interpretação.

Com esse material em mãos, fica muito mais fácil para o promotor avaliar a performance de cada equipe, avaliar o desempenho de cada promotor e planejar os próximos passos e ações de trade marketing.

Ter mais informação é o caminho para encontrar as melhores oportunidade de turbinar a saída do seu produto no PDV. E para isso, é preciso uma solução de confiança, como o TopTrade , um aplicativo de trade marketing para organizar essas informações.

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