um fundo branco com algumas linhas
Felix • jun. 29, 2017

12 funcionalidades de apps de Trade Marketing para gerenciamento por categoria

Cada vez mais os varejos precisam estar atualizados e promover melhorias nos pontos de vendas (PDV), pensando em oferecer ao shopper uma melhor experiência durante a jornada de compra. O Gerenciamento por Categoria é uma forma de gerar essa melhoria.

Gerenciamento por categoria é uma gestão dos sortimentos para atender demandas do shopper por uso. Ou seja, é uma forma de organizar e expor os produtos no PDV de acordo com uma categoria. Há diversas formas que podem ser usadas para classificar os produtos por categoria e isso deve ter embasamentos no comportamento do shopper.

Leia mais:   O que é Sell Through?

Para fazer o gerenciamento por categoria, o varejo deve entender a finalidade de cada compra e encontrar fatores que unem produtos em categorias por uso. Por exemplo, alguns produtos são voltados para a higiene pessoal, portanto, formam uma única categoria. As categorias podem estar relacionadas à rotina do shopper, ou podem ser categorias sazonais.

O Gerenciamento por categoria é, normalmente, uma atribuição do varejista. Mas, a indústria deve estar inserida nesse processo e contribuir para essa gestão. Afinal, a indústria é quem detém a maior parcela de conhecimento sobre o produto e, por tanto, possui mais autoridade para classificá-los em categorias adequadas.

Por isso, é fundamental existir uma comunicação assertiva entre indústria e varejo. As informações sobre os produtos devem ser transmitidas com clareza aos varejistas, que por sua vez devem informar para as indústrias os números referentes ao sell out.

Além disso, o varejo por contar com o auxílio de apps (tanto para android, quanto para IOS), que possuem funcionalidades para tornar o supervisor e o promotor um agente ativo no PDV, melhorando essa comunicação entre varejista e indústrias.

Confira as 12 principais funcionalidades do app da TopTrade , com soluções customizáveis:

  • Geolocalização das operações
  • Integração com qualquer sistema
  • Captura de Imagens
  • Implantação imediata
  • Tecnologia robusta e escalável
  • Operação On-line e Off-line
  • Gestão em tempo real
  • Investimento Modularizado
  • Fácil Manutenção
  • Biblioteca de Conteúdos
  • Analista de Negócio Dedicado
  • Ambiente Cloud Seguro

Colaboração entre Indústria e o PDV para o Gerenciamento por Categoria

A indústria é crucial no processo de gerenciamento de categorias, principalmente para varejos de pequeno e médio porte. A vantagem do gerenciamento de categorias para esses varejistas menores é tornar o varejo um especialista em determinadas categorias e nichos de produtos – desbancando, inclusive, concorrentes menores.

Mesmo assim, muitos varejistas ainda inibem a parceria da indústria nesse método. E, sem perceber, acabam prejudicando o próprio negócio. Um exemplo de parceria bem sucedida é da Nestlé e P&G com um supermercado piloto da rede Princesa, do Rio de Janeiro (RJ). O case foi relatado pela Supermercado Moderno .

A indústria (as marcas citadas) promoveu no PDV a criação de “mundos” para grupos de produtos, por exemplo, o “mundo do homem”. Essa categorização conseguiu organizar o PDV, facilitando tanto o trabalho dos colaboradores quanto a experiência do shopper, a partir de uma ambientação do PDV por categorias. A indústria ficou responsável pela ambientação e também pela revisão do planograma, gerando melhorias constantes para o PDV durante a parceria.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: