5 dicas de Trade Marketing para você vencer a crise.
Você sabe o que é Trade Marketing? Trata-se de um procedimento onde o fabricante realiza um contato mais direto entre o consumidor e a sua marca, por meio de uma série de canais de distribuição. Mais abaixo, nós listamos 5 dicas de Trade Marketing para você se aprofundar no assunto e vencer a crise.
É importante destacar que o método não substitui o Marketing da Marca, mas um modelo de procedimento adicional, pelo qual os produtores simplificam o acesso do cliente às suas marcas, com o auxílio de distribuidores.
As estratégias aplicadas em Trade Marketing são encarregadas pela promoção das alterações de produtos, métodos de logística e táticas de marketing para conseguir atingir o cliente dentro dos pontos de venda (PDV) determinados pelos fabricantes.
Vale pontuar que, nos pontos de venda, a luta por uma área estratégica é sempre disputada e quanto mais a equipe de vedas estiver preparada, melhor será para a companhia. Para te ajudar a driblar a crise que tomou conta do Brasil nos últimos anos, descubra a seguir 5 dicas de Trade Marketing e domine o mercado!
5 dicas de Trade Marketing para você vencer a crise.
1. Preze pelo visual da marca
Sabe aquele ditado “É a primeira impressão que fica?”. É verdade. Você acha que um consumidor irá comprar um produto se a embalagem for feia? O primeiro impacto do cliente com a sua marca/produto está no contato visual. Isso significa que uma embalagem que não desperta a atenção do cliente não auxilia na venda do produto.
Para isso, você deve pensar em novos meios de fazer a distribuição
dos produtos na gôndola. Não tenha medo em brincar com os formatos e cores das embalagens, buscando sair do convencional para atrair o olhar do cliente em potencial e sair na frente.
Você deve pensar em como seria o seu comportamento diante da gôndola para desenvolver uma estratégia eficaz e de qualidade.
2. Invista na comunicação visual de qualidade
A comunicação visual entre marca e consumidor deve ser impecável. Faça uso de cartazes, mostruários, etiquetas e displays que chamem bastante a atenção das pessoas. Além de aprimorar a comunicação, o uso destes artifícios também ajuda na disposição dos produtos.
Se puder ter displays próximos à gôndola, melhor. Desta forma, você poderá efetuar vendas por oportunidade – que é quando as pessoas adquirem coisas por puro impulso.
3. Elabore estratégias distintas
Fuja do básico! Se a sua companhia fabrica produtos alimentícios ou bebidas, promova ao público degustações dos principais produtos da sua empresa.
É uma estratégia que não falha. A razão está no fato de as pessoas gostarem de experimentar o (s) produto (s) antes de levá-lo (s) para casa. Além disso, trata-se de uma boa chance de possuir um contato mais direto com o consumidor e falar a respeito de seus diferenciais.
4. Fique atento à distribuição e posicionamento dos produtos
Estratégia básica de Trade Marketing, mas que é bastante eficaz. Há certos pontos que são estratégicos para promover mais vendas. E, para obter êxito nos PDV você precisa compreender o perfil e o comportamento dos clientes em potencial da loja, para entender a melhor localização para expor seus produtos.
O indicado é posicionar os principais produtos no campo de visão do público e os de menos relevâncias nas áreas mais baixas da gôndola.
5. Classifique os produtos de acordo com seu grau de atratividade
Esta dica complementa a anterior. Os produtos que possuem as melhores ofertas devem estar em um nível superior à altura da visão do consumidor, para que possam despertar sua atenção.
Nos graus intermediários, você deve posicionar os produtos que as pessoas já estão acostumadas a comprar. Já no nível de visibilidade mais difícil, pode ser posicionados produtos de maior proporção, tais como papel toalha, por exemplo.
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