Planejar o trade marketing a longo prazo é um desafio por diversas questões. No entanto, quando se tem à frente dessa área um gestor qualificado e capacitado, é possível pensar em técnicas que podem fornecer subsídios consistentes para a formulação e execução de um planejamento a longo prazo.
Saiba os desafios que os gestores de trade marketing precisam enfrentar para pensar e executar um planejamento a longo prazo sólido e bem fundamentado.
Os PDVs são um público essencial do trade marketing e como tal deve ser tratado. São por meio deles que uma empresa garantem a venda de seus produtos, a partir de uma relação de colaboração e ajuda mútua.
São, portanto, fundamentais para que o trade marketing funcione de forma eficiente e produtiva. Sem eles, pode-se dizer que o trade marketing poderia chegar a não existir.
Criar canais de comunicação eficazes com os PDVs faz-se necessário para se construir um relacionamento duradouro, pois somente dessa maneira pode-se pensar e executar, com sucesso, um planejamento a longo prazo.
Leia também: Como ajudar o varejista a conhecer o público do PDV?
Tal como os PDVs, os promotores assumem papéis importantes na consecução dos objetivos do trade marketing. São também um público essencial, portanto é um desafio para uma empresa consolidar um relacionamento duradouro e fiel com tal público.
Priorizar ações que buscam valorizar os promotores pode ser um caminho próspero tanto para este público como para uma empresa. Uma equipe de promotores quando sabe que é valorizada, motiva-se de forma natural e emprega seus esforços em benefício do crescimento da empresa, logo, contribui para o sucesso de seu planejamento a longo prazo.
Ainda não existe, no Brasil, cursos superiores orientados especificamente para a formação de pessoas em trade marketing. Constitui-se, portanto, como desafio para uma empresa capacitar e qualificar a sua equipe, objetivando a obtenção de um trabalho eficiente e de resultados satisfatórios.
Uma equipe incompetente pode colocar todo o planejamento a longo prazo a perder.
Consolidada na intersecção entre vendas e marketing, o trade marketing precisa mais do que nunca fortalecer a sua relação com estes dois setores, pois do contrário pode gerar ineficiência e resultados aquém do esperado.
Para o desenvolvimento de um planejamento a longo prazo, é indispensável que estes setores estejam interligados, dialogando e tomando decisões de forma conjunta.
Sendo a essência do trade marketing, ficar atento ao comportamento do consumidor é de grande importância. Caso haja variação em relação ao comportamento do consumidor, deve-se adequar o planejamento a longo prazo, criando novas técnicas e padrões que satisfaçam essas ondulações.
O ideal, de fato, é fazer uma análise SWOT do trade marketing, verificando os seus pontos fracos e fortes e as suas oportunidades e ameaças. Com essa análise em mãos, fica mais criar um planejamento eficiente e devidamente orientado para a resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades a longo prazo.
O TopTrade pode ajudar você a vencer os desafios que impede o sucesso de um planejamento de trade marketing a longo prazo.
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