um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • fev. 21, 2018

Planejamento a longo prazo: Os desafios dos gestores de trade marketing

Planejar o trade marketing a longo prazo é um desafio por diversas questões. No entanto, quando se tem à frente dessa área um gestor qualificado e capacitado, é possível pensar em técnicas que podem fornecer subsídios consistentes para a formulação e execução de um planejamento a longo prazo.

Saiba os desafios que os gestores de trade marketing precisam enfrentar para pensar e executar um planejamento a longo prazo sólido e bem fundamentado.

1) Relacionamento com os PDVs

Os PDVs são um público essencial do trade marketing e como tal deve ser tratado. São por meio deles que uma empresa garantem a venda de seus produtos, a partir de uma relação de colaboração e ajuda mútua.

São, portanto, fundamentais para que o trade marketing funcione de forma eficiente e produtiva. Sem eles, pode-se dizer que o trade marketing poderia chegar a não existir.

Criar canais de comunicação eficazes com os PDVs faz-se necessário para se construir um relacionamento duradouro, pois somente dessa maneira pode-se pensar e executar, com sucesso, um planejamento a longo prazo.

2) Relacionamento e valorização da equipe de promotores

Tal como os PDVs, os promotores assumem papéis importantes na consecução dos objetivos do trade marketing. São também um público essencial, portanto é um desafio para uma empresa consolidar um relacionamento duradouro e fiel com tal público.

Priorizar ações que buscam valorizar os promotores pode ser um caminho próspero tanto para este público como para uma empresa. Uma equipe de promotores quando sabe que é valorizada, motiva-se de forma natural e emprega seus esforços em benefício do crescimento da empresa, logo, contribui para o sucesso de seu planejamento a longo prazo.

3) Equipe de trade marketing qualificada e capacitada

Ainda não existe, no Brasil, cursos superiores orientados especificamente para a formação de pessoas em trade marketing. Constitui-se, portanto, como desafio para uma empresa capacitar e qualificar a sua equipe, objetivando a obtenção de um trabalho eficiente e de resultados satisfatórios.

Uma equipe incompetente pode colocar todo o planejamento a longo prazo a perder.

4) Bom relacionamento entre os setores que envolvem o trade marketing

Consolidada na intersecção entre vendas e marketing, o trade marketing precisa mais do que nunca fortalecer a sua relação com estes dois setores, pois do contrário pode gerar ineficiência e resultados aquém do esperado.

Para o desenvolvimento de um planejamento a longo prazo, é indispensável que estes setores estejam interligados, dialogando e tomando decisões de forma conjunta.

5) Relacionamento com o consumidor

Sendo a essência do trade marketing, ficar atento ao comportamento do consumidor é de grande importância. Caso haja variação em relação ao comportamento do consumidor, deve-se adequar o planejamento a longo prazo, criando novas técnicas e padrões que satisfaçam essas ondulações.

O ideal, de fato, é fazer uma análise SWOT do trade marketing, verificando os seus pontos fracos e fortes e as suas oportunidades e ameaças. Com essa análise em mãos, fica mais criar um planejamento eficiente e devidamente orientado para a resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades a longo prazo.

O TopTrade pode ajudar você a vencer os desafios que impede o sucesso de um planejamento de trade marketing a longo prazo.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: