Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing?
Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing?
Antes de respondermos a essa pergunta, é importante apresentarmos primeiro o conceito de cada um desses termos. Gestão logística e trade marketing são duas ferramentas diferentes que acabam complementando-se, uma vez que sejam pensadas da forma certa.
Gestão logística
A gestão logística consiste no gerenciamento dos fluxos logísticos, que são aqueles que envolvem as atividades relacionadas à produção, compra, armazenamento e distribuição das mercadorias.
O gerenciamento logístico inteligente possibilita que o gestor institua projetos personalizados, considerando o perfil, necessidades e preferências do consumidor. Esse tipo de gerenciamento oferece também uma ampla visão da cadeia logística, que permite considerar e acompanhar todas as fases da cadeia de suprimentos.
Outros benefícios trazidos pela gestão logística são: melhoria nos resultados, redução de gastos e desperdícios, integração das equipes , coordenação dos trabalhos com base em informações concretas e precisas, melhora da qualidade do nível de serviço, melhor controle sobre a armazenagem e a distribuição dos produtos e a aquisição de recursos para desenvolver um planejamento mais eficiente e realista.
Alguns processos controlados pela gestão logística são:
- Recebimento
- Identificação
- Conferência
- Armazenagem
- Controle de Localização
- Movimentação Interna
- Separação de Pedidos
- Controle de Estoques
- Transporte
- Distribuição
- Retorno
Trade marketing
Trade marketing é uma área específica do marketing focada no atendimento das necessidades de vendas dos parceiros da cadeia de distribuição. O fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição e, em contrapartida, os distribuidores beneficiam-se com o aumento das vendas.
Trade marketing trata-se do relacionamento B2B (Business to Business – de empresa para empresa) especializado no canal (varejo, atacado, distribuidor), que pensa no comprador e a este direciona as suas estratégias.
Uma ação eficaz de trade marketing possibilita estabelecer parcerias com elementos importantes e criar canais de distribuição capazes de satisfazer as necessidades do consumidor.
Alguns exemplos de ações de trade marketing são:
- Merchandising e promoção
- Treinamento de promotores e vendedores
- Gerenciamento de categorias
- Eventos e relacionamento com o consumidor
Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing?
Após a explicação de cada um desses termos, vamos então à pergunta principal. Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing ? A resposta é clara.
Como o trade marketing busca efetuar a análise e discutir a relação entre os canais de vendas e os fabricantes, a gestão logística acaba sendo um auxílio ao planejamento dessa ferramenta ao oferecer uma área de aplicação das funções do trade marketing, em especial no que se refere a aspectos técnicos.
O trade marketing também potencializa os resultados da cadeia logística ao visar a compreensão do relacionamento entre os pontos de vendas e os seus consumidores. Em termos gerais, o trade marketing e a gestão logística combinam-se com o objetivo de fornecer suporte ao procedimento de vendas.
Com o aplicativo Top Trade, é possível facilmente aliar a gestão logística aos objetivos do trade marketing. Por meio do aplicativo, toda a sua equipe de vendas sai ganhando. Os promotores recebem da gestão de trade marketing orientações de rotas, tarefas e treinamentos, com as melhores práticas do mercado.
Aos supervisores, o TopTrade também permite a gestão em microrregiões ou por redes, algo comum nas Operações de Trade. A plataforma inclui ainda um painel com funções específicas para gestão de equipes em campo.
Um dos diferenciais desse app em relação a outros aplicativos do tipo é que possui um atendente virtual que pode auxiliar o usuário em quaisquer dúvidas e solicitações. Outro diferencial é o oferecimento de serviços exclusivos de inteligência de mercado, como gráficos do Business Intelligence e dados de Geomarketing do IBGE.
The post Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing? first appeared on TopTrade.
O post Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing? apareceu primeiro em TopTrade.

