um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • jul. 27, 2018

Técnicas de Trade Marketing avançadas – conheça algumas delas

Na hora de tornar o produto mais interessante e com maior potencial de venda, utilizar o Trade Marketing para ter mais informação é essencial para encontrar as técnicas ideais de aplicação nos pontos de venda. Além disso, conhecer melhor essas técnicas também pode ajudar a empresa a alcançar uma maior efetividade na ação e dar mais destaque ao produto. Nas próximas linhas você vai conhecer algumas técnicas de Trade Marketing avançadas para ganhar cada vez mais visibilidade dentro dos pontos de venda.

Técnicas de Trade Marketing avançadas

1. Gerenciamento por smartphone

Os smartphones estão presentes em quase todas as operações dentro de uma empresa e com o trade marketing não é diferente. Com a existência de um aplicativo que monitora todas as questões relacionadas à gestão de equipe e também às informações sobre o produto nos pontos de venda, o smartphone torna-se um grande aliado do trade marketing.

Por meio do aplicativo, uma marca pode fazer toda a gestão de como o seu produto será disponibilizado e apresentado ao cliente pela equipe de promotores de venda de forma online e com baixo custo. Com as orientações e recomendações de atividades disponíveis no aplicativo, a equipe do comércio entra em sintonia com a proposta do fabricante, tendo ainda a possibilidade de, sempre que possível, fazer atualizações de estratégias.

O aplicativo ainda oferece aos gestores regionais maior controle sobre as atividades da equipe, bem como sobre o produto nos canais de vendas, incluindo dados sobre preços, fretes, reposição, estoque, ações promocionais, entre outras.

2. Criação de interesse sobre o produto

Não basta ter um produto e colocá-lo a venda para garantir o interesse do público. Para fazer com que uma mercadoria se destaque, muitas vezes é necessário criar a demanda por meio de estratégias de trade marketing. Dentre essas estratégias está, por exemplo, a atualização de um produto antigo, com o lançamento de uma nova embalagem, de uma nova identidade visual ou até mesmo variações da mercadoria, como um novo sabor em caso de alimentos.

Da mesma forma, é possível criar essa situação de compra com um produto que já está no mercado, por meio de eventos promocionais, degustações, brindes, entre outras táticas para atrair o público.

3. Cross Merchandising

Essa técnica é muito utilizada em supermercados, mas também em lojas de tipos de segmentos. Apesar de parecer apenas uma estratégia de organização para o consumidor leigo, o cross merchandising tem como objetivo potencializar as compras por impulso. Por esse motivo, essa técnica consiste em associar nas gôndolas produtos que têm relação entre si. Um exemplo é o corredor que traz misturas para bolos, leite condensado e chocolates granulados.

Mesmo que a organização dos produtos seja uma decisão dos gestores do ponto de venda, uma boa relação entre a equipe de trade marketing com a equipe dos canais de distribuição pode facilitar num melhor posicionamento na gôndola, o que faz toda a diferença na hora em que o consumidor procurar o produto.

Técnicas como essas podem aumentar as chances de sucesso ao tentar emplacar um produto no mercado. Portanto, acesse o site da Top Trade App e descubra uma solução personalizada no segmento para a sua empresa. Entre em contato conosco.

Leia também estes posts:

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: