um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • jul. 29, 2018

ABC do Trade Marketing: tudo o que você precisa saber.

Por muito tempo, a relação entre indústria e comércio esteve baseada em um repasse de produtos onde não havia a garantia de revenda. Esse cenário, no entanto, começou a mudar com o aumento da competitividade em todo o setor produtivo, fazendo com que a indústria tivesse que mudar de comportamento para garantir seu posicionamento no mercado. Com essa mudança de cenário, surgiu o Trade Marketing.

O Trade Marketing permitiu uma relação mais otimizada, que busca prever a necessidade ou desejo do cliente para alcançá-lo nos pontos de venda de produtos. Se o conceito ainda não está claro para você, fique tranquilo. Nesta postagem iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o Trade Marketing para aplicá-lo em sua empresa.

O que é Trade Marketing?

O mercado brasileiro sofreu uma verdadeira revolução a partir da década de 90. O cenário de maior estabilidade econômica associada ao crescimento da concorrência em diversos segmentos de produtos transformou as relações entre indústria e canais de distribuição.

O Trade Marketing, portanto, é um segmento onde são elaboradas estratégias para que o fabricante alcance o consumidor mesmo em um cenário com ampla oferta de produtos concorrentes. Dessa forma, o Trade Marketing busca conquistar seu espaço nos pontos de venda por meio de estratégias direcionadas ao cliente. Ou seja, se o produto atrai o cliente, ele será vendido e, portanto, torna-se interessante também para o canal de distribuição.

Além da indústria, o Trade Marketing também se expandiu ao setor comercial, pois neste local também é necessário identificar a penetrabilidade dos produtos nos pontos de venda.

Atividades desenvolvidas no Trade Marketing

Agora que você já sabe qual é a principal finalidade do Trade Marketing, é hora de falar um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas no segmento para alcançar esse objetivo. Uma das principais funções do segmento é levantar informações relacionadas com a presença dos produtos nos pontos de venda. Uma vez munida de informações, a indústria ou o ponto de venda pode traçar estratégias.

Entre as funções do trade marketing está o desenvolvimento de atividades nos pontos de vendas. Essas atividades vão desde a elaboração de campanhas de merchandising – como degustações e outras ações promocionais – até o levantamento de informações sobre preços, fretes, estoques dos produtos, entre outras.

Além de desenvolver atividades, o trade marketing ainda deve fazer a gestão de investimentos nos pontos de distribuição dos produtos, realizar pesquisas de consumo e avaliar a performance das ações aplicadas.

Ferramentas de aplicação do Trade Marketing

Com o aumento cada vez mais frequente da informatização dos ambientes industriais e comerciais, é necessário que as empresas tenham acesso à ferramentas para controle das métricas e desenvolvimento de atividades do Trade Marketing.

Atualmente, por meio de um aplicativo é possível fazer a gestão do produto no ponto de venda, por meio de acesso a informações e até mesmo planejando ações no mercado para o consumidor.

Além disso, por meio da coleta de informações, o aplicativo fornece de forma automática relatórios com métricas importantes para o diagnóstico da presença do produto no mercado.

Pronto! Agora que você aprendeu tudo o que precisa saber sobre o Trade Marketing, é hora de encontrar uma solução personalizada para a sua empresa.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: