um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • abr. 05, 2018

Qual é o objetivo do cross merchandising?

Qual é o objetivo do cross merchandising?

O cross merchandising ocorre quando produtos de categorias diferentes são expostos um do lado do outro. Um exemplo é quando escorredores de macarrão são exibidos no corredor de massas.

A intenção é incentivar pessoas que estão indo ao corredor comprar macarrão a comprarem também os escorredores. Ao ver os utensílios ao lado do macarrão, o comprador pode lembrar-se de que ainda não tem um em casa ou decidir trocar o antigo que tenha por um utensílio novo.

Com isso, é possível afirmar que o cross merchandising representa uma comodidade no momento da compra ao favorecer uma economia de tempo e percurso de um cliente dentro da loja.

Outra facilidade proporcionada ao consumidor é a de lembrá-lo de que necessita de determinado item. No caso citado, o cliente não precisará voltar para casa e só no preparo do macarrão descobrir que precisava de um escorredor novo.

Objetivo do cross merchandising

O objetivo do cross merchandising é melhorar o giro de produtos com pouca saída, que são aquelas mercadorias normalmente esquecidas pelos clientes. Por meio de técnicas de estímulo por associação esses tipos de produtos passam a ser adquiridos com maior frequência pelos consumidores, seja por impulso ou por conveniência.

A intenção do cross merchandising é ter o máximo de proveito dos clientes que visitam o seu PDV (ponto de venda), porque só assim será possível maximizar as vendas e proporcionar aos compradores mais benefícios.

É bom esclarecer que cross merchandising não se trata de uma forma de truque, manipulação ou tentativa de deixar os consumidores desorientados. Trata-se, na verdade, de um esforço honesto de oferecer aos clientes adições valiosas e, claro, obter rendimentos extras com isso.

Dicas para impulsionar suas estratégias de cross merchandising

Uma orientação que não deve ser esquecida na hora de implementar estratégias de cross merchandising na sua empresa é que os produtos que farão parte da ação realmente devem estar relacionados.

Porque também, gente, vamos combinar, né. Um cross merchandising de lenço umedecido no corredor de cereais não tem nada a ver, não é mesmo? Sem dúvida alguma, o comprador não se sentirá nem um pouco tentado a comprar os lenços, já que esse produto não tem nada a ver com o setor em que foi colocado para exposição.

Outra dica importante é pensar no preço das mercadorias usadas no cross merchandising. Se um cliente comprou um produto de 500 reais, dá para oferecer outro complementar de 50 reais.

Mas, se o consumidor comprou um produto de 15 reais, não há sentido em tentar vender um complementar de 250 reais. Ou seja, o custo do item complementar não deve exceder o custo do produto original.

Se quiser se aprimorar ainda mais em estratégias de cross merchandising, vale a pena conferir o TopTrade App. O aplicativo, que pode ser moldado às necessidades de qualquer tipo de negócio, é ideal para as empresas que buscam aumentar a aceitação de seus produtos nas frentes de gôndola.

Converse com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas !

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: