um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • abr. 03, 2018

Merchandising x Marketing x Propaganda: qual a diferença?

Marketing, propaganda, jabá, merchan, promoção de vendas, publicidade.

São tantos termos para definir diversos serviços que, até quem já é velho no mundo do marketing pode ficar confuso. Acontece que é importante saber as diferenças de cada atividade para que possamos, além de gerenciar melhor as ações, saber onde é preciso investir ou não.

O post de hoje é dedicado à três desses termos: Propaganda, Merchandising e Marketing. Vamos revisar cada um deles e como eles podem te ajudar a ter ainda mais sucesso nos seus negócios.

Merchandising

Muitos estão acostumados a falar que o merchandising é quando o produto aparece em alguma produção, como filmes, novelas e programas de televisão. Hoje em dia, com as marcas fazendo ações com influenciadores digitais, essa ideia equivocada se espalhou muito mais. Na verdade, o merchandising é um conjunto de técnicas, materiais ou ações feito no ponto de vendas a fim de influenciar o consumidor a adquirir um produto.

Aquela famosa degustação de iogurte no supermercado ou aquelas amostras grátis de pretzels deliciosos no shopping são ações de merchandising que visam influenciar na decisão de compra do cliente.

Estas ações podem ser gerenciadas de um modo mais uniforme e em tempo real com o aplicativo Top Trade. A plataforma tem funções de gestão para os promotores e, entre elas, estão materiais físicos de apoio no ponto de vendas, conteúdos digitais para treinamentos e operações online e offline.

Propaganda

Agora sim estamos falando daquele produto que aparece na novela das 21h, no programa da tarde, no canal do youtuber. A propaganda se trata de um espaço que foi comprado pela empresa para que ela exiba seu nome ou um produto. Nesta modalidade, fica claro que quem está passando a mensagem é a marca.

Para definir onde a propaganda irá aparecer é preciso conhecer o público alvo e entender quais conteúdos ele vem consumindo. A equipe de marketing deve estar alinhada com todas as informações e com o trabalho a ser feito. O aplicativo de Trade Marketing proporciona funcionalidades como manuais e planogramas, agendas, geoposicionamento e gerenciamento de faltas e atrasos. Com este material em mãos, fica mais fácil de visualizar o trabalho feito pela equipe.

Marketing

O marketing é algo muito maior do que os dois últimos termos. Pense em todas as ações que são feitas da porta da loja para fora para que a marca seja conhecida. Basicamente isso é o marketing. Os departamentos de marketing são dedicados às atividades de planejamento, execução, preço e comunicação das ações e produtos de uma empresa. Tudo isso é feito com o objetivo de levar os clientes até a marca.

Hoje existem muitas outras atividades exercidas pelo marketing. Com o comportamento do público mudando, a relação com a marca ficou mais próxima, graças à tecnologia e redes sociais. As técnicas de marketing digital têm se tornado imprescindíveis para ajudar nesta questão. Sendo assim, as ações devem ser gerenciadas ainda mais de perto. Como são muitas as informações recolhidas sobre as atividades de marketing, agora é possível reuni-las em uma só plataforma, que é o aplicativo Top Trade.

Quer entender melhor sobre a diferença dos produtos na publicidade e qual o que mais se enquadra com o seu negócio? Entre em contato conosco e saiba mais !

Leia mais: 

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: