Por que é tão importante monitorar as equipes de promotores?
Na maior parte das vezes, os gestores não conseguem acompanhar presencialmente os promotores de vendas, especialmente quando esses profissionais trabalham externamente. Mesmo assim, essa equipe precisa ser monitorada com o auxílio da tecnologia. Saiba mais sobre isso a seguir!
Acompanhamento dos roteiros
Para os empreendimentos que fazem vendas externas, é essencial que os gestores acompanhem o roteiro seguido pelos promotores por diversas razões: a primeira delas é avaliar formas de otimizar esses trajetos, para consumir menos tempo e combustível (parece ser algo insignificante, mas pode representar uma economia significativa) e torná-los mais dinâmicos.
Outra questão importante é inibir a possível má fé de algum promotor. É claro que há sempre um cuidado para contratar profissionais responsáveis e comprometidos com as suas funções. No entanto, quando há alguma forma de trabalho remoto, esse cuidado é necessário, porque infelizmente algum colaborador pode se aproveitar da sensação de não estar sendo observado para desviar algum roteiro, por exemplo.
Avaliar a produtividade
O monitoramento da equipe de promotores é útil para os gestores identificarem quais deles estão colaborando mais com o aumento das vendas e quais estão fechando mais contratos para valorizar esses profissionais. Inclusive, é interessante implementar um sistema de bonificação para motivar todos a darem o seu melhor.
Controle de faltas e atrasos
Quando algum promotor falta ou se atrasa com uma frequência além do normal, se o gestor estiver monitorando, pode intervir para entender o que está acontecendo. Se for algum problema mais grave, a empresa pode dar o suporte necessário a esse profissional. Caso contrário, podem ser aplicadas as punições correspondentes ou até a demissão, dependendo da situação.
Faltas e atrasos são questões que comprometem a dinâmica da equipe, podem deixar o PDV desfalcado e, assim, prejudicar a experiência do cliente. Por isso, é fundamental ter um controle bem efetivo sobre esses comportamentos. O nosso aplicativo tem uma funcionalidade específica para o acompanhamento de faltas e atrasos.
Trazer reforços
Outra vantagem do monitoramento é que ele garante aos gestores uma leitura da relação entre o trabalho dos promotores e os resultados obtidos. Por exemplo: se todos os profissionais são assíduos, pontuais, cumprem suas funções corretamente, mas mesmo assim os resultados não estão se saindo de modo satisfatório, pode ser que a equipe não esteja dando conta da demanda e precise de um reforço.
Ou, então, pode ser um indicativo de que algum outro elemento do processo está apresentando falhas, sem ser a força de vendas.
Programação de treinamentos
Unindo todas essas informações que o monitoramento de promotores oferece fica mais fácil avaliar a necessidade de treinar essa equipe e qual é o tipo de treinamento necessário para alinhar pontos que não estejam de acordo com o esperado. A capacitação adequada começa a partir da identificação das necessidades e isso só acontece por meio de um monitoramento eficaz.
Acesse o nosso formulário de contato e preencha se quiser conhecer melhor o nosso sistema e como ele pode ser útil para monitorar os promotores de vendas da sua empresa, já que essa é uma medida tão importante.

