Como a Inteligência Artificial tem impactado o Varejo?
Não há dúvidas de que a tecnologia tem ocupado um espaço cada vez maior nos mais variados setores. Um dos recursos disponíveis, a inteligência artificial, já é realidade no dia a dia de muitas empresas que buscam alcançar avanços significativos e aumento da lucratividade.
No varejo, um dos setores mais competitivos do mercado, não poderia ser diferente. Quem trabalha na área já entendeu que aplicar a inteligência artificial nos negócios pode causar impactos bastante positivos e revolucionar todo o processo de vendas.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre como a inteligência artificial tem impactado o varejo e as possibilidades da tecnologia no setor. Confira!
Possibilidades da inteligência artificial no varejo
Nos últimos anos, o mercado vem incorporando uma série de inovações tecnológicas. Para os varejistas, é uma excelente oportunidade de alavancar as vendas e atrair cada vez mais clientes para o seu negócio.
Mas, afinal, quais são as possibilidades de tecnologias como a inteligência artificial para o varejo? Conheça algumas delas:
– Recomendação e personalização: a partir do cruzamento de dados do cliente e seu histórico de compras, é possível criar recomendações personalizadas e relevantes e atingir os consumidores certos;
– Facilidade de gerenciamento: todas as informações referentes aos clientes, às compras e ao estoque ficam armazenadas em um único lugar;
– Visão computacional: câmeras nas lojas físicas ajudam o varejista a entender o padrão de comportamento dos clientes durante as compras;
– Resposta rápida: nas redes sociais, por exemplo, empresas têm utilizado chatbots, ou assistentes virtuais, capazes de dar uma solução quase que imediata ao problema dos clientes;
– Produção inteligente: robôs e inteligência artificial são combinados para realizar a fabricação dos produtos, sem a necessidade de mão de obra humana.
Impactos da tecnologia no setor
Já deu para perceber pelo tópico anterior que a inteligência artificial é, atualmente, uma tecnologia indispensável ao avanço do setor varejista. Agora, quando falamos nos impactos que o recurso traz a esse mercado, a que exatamente nos referimos?
Um dos maiores impactos é, sem dúvida, o significativo aumento das vendas e dos lucros. Entretanto, é preciso ressaltar que a conquista de números tão positivos é resultado da revolução que a tecnologia causa no processo de vendas como um todo.
No setor, por exemplo, uma grande quantidade de informações é gerada constantemente, desde dados cadastrais dos clientes até documentos fiscais de compra e venda. É aí que a inteligência artificial entra: além de facilitar o gerenciamento das informações, que ficam armazenadas em um único banco de dados, a tecnologia permite que o varejista conheça o perfil de cada consumidor e ofereça experiências cada vez mais personalizadas a cada um deles.
O uso da inteligência artificial no varejo também impacta diretamente no gerenciamento do estoque, evitando produtos parados nas prateleiras e diminuindo gastos com armazenamento, e na questão logística, facilitando o processo de entregas.
Aplicar a tecnologia no seu negócio é uma das formas mais eficazes de estar à frente dos concorrentes. Mais do que isso, é ter a certeza de que os clientes ficarão satisfeitos com a experiência de compra.
Quer saber mais sobre as novidades tecnológicas no setor varejista? Preencha o formulário de contato e receba todas as nossas novidades!

