Trabalhar com Trade Marketing é uma das formas mais efetivas de vendas. Para que tudo saia da melhor maneira possível é preciso que algumas medidas sejam adotadas, principalmente quando o assunto é o ponto de venda (PDV). Alguns métodos já são consolidados e outros devem partir da inovação e criatividade da equipe de merchandising de uma empresa. Pensando nisso que a Top Trade App, especialista no assunto, traz 5 coisas que você precisa fazer no seu PDV para atrair os clientes. Confira!
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Temos dúvidas por natureza. E, quando vamos comprar determinado produto, os questionamentos se evidenciam. Treinar os promotores para seu PDV é uma forma contundente de atrair clientes, pois eles apresentaram a marca e o item a ser vendido com todas as características que o compõem – aumentando a possibilidade de o consumidor comprar o que está exposto. Uma boa equipe passa por uma liderança efetiva que, através de estratégias e demonstrativos acerca do mercado, indicará quais ações devem ser tomadas pelos promotores.
É muito mais fácil angariar potenciais clientes quando dispomos de elementos visuais que chamem a atenção. Frases consolidadas como ‘é imperdível’ e ‘você precisa experimentar’ são dois exemplos clássicos de que saber utilizar do visual é chamar o cliente para conhecer o seu produto. Conhecer métodos como a ‘psicologia das cores’, que apontam quais tonalidades despertam diferentes sensações no público, é algo que você deve fazer agora mesmo no seu ponto de venda para atrair clientes.
Pagar mais barato está entre as principais decisões (muitas vezes inconscientes, é bom frisar), que os consumidores tomam na hora de escolher determinado produto. No PDV não poderia ser diferente: agradar o bolso do consumidor é uma forma dele ser atraído no momento que se depara com a promoção. Pratique os melhores preços e destaque isso – na maioria das vezes o fluxo da venda de produtos com um preço unitário menor gera um número alto de vendas, que compensarão a diferença aplicada no PDV. Isso contribui para o estoque: quanto mais conseguir vender, menos gastos com estrutura de estoque é necessária.
Para quem não conhece o termo cross-merchandising, ele refere-se à forma de disposição de produtos similares ou complementares, um próximo ao outro, fazendo com que o consumidor não precise tomar decisões complexas. Utilizando de um exemplo prático: colocar o carvão e a cerveja em promoção próximos ao açougue, ou dispor de produtos de um shampoo e condicionador que façam a mesma função (evitar a quebra, por exemplo), lado a lado. O consumidor, em grande parte das vezes, levará algo que não estava nos planos – mas, que utilizando do cross-merchandising, você dispôs a ele.
Quando falamos do sazonal no Trade Marketing estamos nos referindo a algo que específico de determinada época: datas festivas, eventos, tradições regionais e tudo que acontece em períodos específicos do ano. Sempre que surgir uma oportunidade, atraia os clientes através da sazonalidade: o Natal é um bom exemplo, pois as cores e frases de impacto são bem definidas. Se há um evento regional, como um rodeio ou festa de um produto típico, aproxime suas estratégias no PDV que remetam a esta situação. Os clientes, inseridos dentro do contexto, procuram sempre algo que desperte sensações pontuais – e a sazonalidade é um poderoso aliado do seu ponto de venda.
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