um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • mar. 20, 2018

5 coisas que você deveria estar fazendo para atrair clientes para o PDV

PDV (Ponto de venda) bem organizado, promoções imperdíveis e outras dicas para levar o cliente até seu produto.

Veja táticas indispensáveis para aumentar o número de consumidores da sua marca.

Trabalhar com Trade Marketing é uma das formas mais efetivas de vendas. Para que tudo saia da melhor maneira possível é preciso que algumas medidas sejam adotadas, principalmente quando o assunto é o ponto de venda (PDV). Alguns métodos já são consolidados e outros devem partir da inovação e criatividade da equipe de merchandising de uma empresa. Pensando nisso que a Top Trade App, especialista no assunto, traz 5 coisas que você precisa fazer no seu PDV para atrair os clientes. Confira!

Dicas para o seu ponto de vendas atrair mais clientes

1. Capacitação dos promotores

Temos dúvidas por natureza. E, quando vamos comprar determinado produto, os questionamentos se evidenciam. Treinar os promotores para seu PDV é uma forma contundente de atrair clientes, pois eles apresentaram a marca e o item a ser vendido com todas as características que o compõem – aumentando a possibilidade de o consumidor comprar o que está exposto. Uma boa equipe passa por uma liderança efetiva que, através de estratégias e demonstrativos acerca do mercado, indicará quais ações devem ser tomadas pelos promotores.

2. Invista no visual

É muito mais fácil angariar potenciais clientes quando dispomos de elementos visuais que chamem a atenção. Frases consolidadas como ‘é imperdível’ e ‘você precisa experimentar’ são dois exemplos clássicos de que saber utilizar do visual é chamar o cliente para conhecer o seu produto. Conhecer métodos como a ‘psicologia das cores’, que apontam quais tonalidades despertam diferentes sensações no público, é algo que você deve fazer agora mesmo no seu ponto de venda para atrair clientes.

3. Foque nas promoções

Pagar mais barato está entre as principais decisões (muitas vezes inconscientes, é bom frisar), que os consumidores tomam na hora de escolher determinado produto. No PDV não poderia ser diferente: agradar o bolso do consumidor é uma forma dele ser atraído no momento que se depara com a promoção. Pratique os melhores preços e destaque isso – na maioria das vezes o fluxo da venda de produtos com um preço unitário menor gera um número alto de vendas, que compensarão a diferença aplicada no PDV. Isso contribui para o estoque: quanto mais conseguir vender, menos gastos com estrutura de estoque é necessária.

4. Aplique o cross-merchandising

Para quem não conhece o termo cross-merchandising, ele refere-se à forma de disposição de produtos similares ou complementares, um próximo ao outro, fazendo com que o consumidor não precise tomar decisões complexas. Utilizando de um exemplo prático: colocar o carvão e a cerveja em promoção próximos ao açougue, ou dispor de produtos de um shampoo e condicionador que façam a mesma função (evitar a quebra, por exemplo), lado a lado. O consumidor, em grande parte das vezes, levará algo que não estava nos planos – mas, que utilizando do cross-merchandising, você dispôs a ele.

5. Aproveite a sazonalidade

Quando falamos do sazonal no Trade Marketing estamos nos referindo a algo que específico de determinada época: datas festivas, eventos, tradições regionais e tudo que acontece em períodos específicos do ano. Sempre que surgir uma oportunidade, atraia os clientes através da sazonalidade: o Natal é um bom exemplo, pois as cores e frases de impacto são bem definidas. Se há um evento regional, como um rodeio ou festa de um produto típico, aproxime suas estratégias no PDV que remetam a esta situação. Os clientes, inseridos dentro do contexto, procuram sempre algo que desperte sensações pontuais – e a sazonalidade é um poderoso aliado do seu ponto de venda.

Quer atrair mais clientes com uma gestão efetiva no PDV? O TopTrade App é o aplicativo ideal, funcional e dinâmico, feito sob medida para quem quer se destacar no Trade Marketing. Preencha nosso formulário para entrar em contato com nossos especialistas, trazendo melhores resultados para sua empresa.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: