um fundo branco com algumas linhas
Felix • mar. 02, 2017

A dificuldade de administração do trade marketing

A missão de executivos responsáveis pela gestão de canais e trade marketing está cada vez mais difícil. Com as novas tecnologias, o processo de compra do shopper recebeu novas influências e formas de interação antes da compra. Além disso, o gestor ainda tem de lidar com a própria operação das ações e ativações nos PDVs (pontos de venda) e equipe de promotores relacionada.

Cada ação de PDV é como se fosse uma representação da empresa no estabelecimento, pois conta com seu próprio time. Esta dificuldade sempre existiu e, na verdade, a tecnologia contribuiu para facilitar o processo, com diversas possibilidades que não existiam na explosão do trade marketing, no fim do século passado.

A administração do trade marketing exige cuidado com diversos aspectos, desde a parte visual do ponto de venda até a abordagem dos promotores e pesquisadores, reunindo também os dados de mercado obtidos para planejar as próximas ações do departamento.

Tudo isso é feito normalmente à distância, a partir do escritório central da empresa, que muitas vezes fica bem longe do PDV.  Dificulta a missão o fato de que o trade marketing é algo muito mais prático, com pouca teoria, então não existe uma metodologia ou fórmulas prontas a serem seguidas.

Com nosso tempo de atuação no mercado, a experiência nos ensinou quais os pontos que mais dificultam a rotina do gestor da área.

Conheça as principais dificuldades na administração do trade marketing

Garantir presença

Um dos principais desafios do trabalho de trade marketing, fazer o produto / serviço ter presença aos olhos do consumidor é a verdadeira obsessão dos gestores e executivos. São muitas empresas disputando os mesmos olhos, em busca de despertar necessidades em clientes dos estabelecimentos.

Não adiantam investimentos enormes em divulgação e marketing institucional se o consumidor chegar na loja, pronto para tomar a decisão, não encontrar o produto da empresa X… É o que em trade nós chamamos de ruptura .

Uma rede de distribuição abrangente o suficiente para atingir ao público é extremamente necessário. Só que isso, por si só, já representa um desafio enorme num país continental como o Brasil, cuja infraestrutura nem sempre corresponde à sua grandiosidade.

Uma pesquisa da Toolbox feita pela internet com 1.488 participantes, homens e mulheres, entre 20 e 69 anos, das classes A, B e C, apurou que 32% dos consumidores se irritam ao não encontrar o que procuram na prateleira.

Consegue imaginar o impacto negativo para uma marca que não está presente?

Manter visibilidade

Ok, o produto finalmente chegou às prateleiras, o serviço está próximo ao consumidor, mas, ainda assim, ninguém o encontra! Aí entra outro desafio: manter o produto / serviço visível o suficiente para se destacar dos concorrentes.

Muitas vezes, o shopper chega pronto para tomar sua decisão, só que a pressa o faz optar pegar o “primeiro que viu pela frente”. Normalmente, o escolhido é o que estava mais bem posicionado, estava no lugar certo, na hora certo. Estava visível.

Numa disputa por espaço, ser visto pode ser a diferença entre a boa circulação e o represamento de um produto ou a baixa demanda por um serviço.

Segundo a mesma pesquisa da Toolbox, 29,8% são atraídos por destaques nas prateleiras (“o primeiro que viu pela frente”) e 41% se deixa influenciar por materiais no PDV na compra de um novo produto.

A visibilidade também envolve o relacionamento com os revendedores, principalmente os pequenos.

Nem sempre o pequeno varejista conta com promotores para ajudar na distribuição e melhorias do PDV, então, é bem comum que as empresas enviem alguns mimos para auxiliar a fazer a ação elaborada para os pontos de venda, como materiais de divulgação e até ferramentas para montagem das peças, balcões e ilhas.

Afinal, não adianta estruturar uma estratégia matadora e esquecer de quem vai mostrar tudo isso para o consumidor.

Controlar estoque

O produto é distribuído para as lojas, os consumidores conseguem vê-lo rapidamente na vitrine, tudo parece perfeito. Porém, após apenas algumas horas do início de uma ação bem-sucedida, os compradores encontram apenas as últimas unidades (avariadas, ainda por cima). Pouco depois, nem encontram…

Se o gestor de trade marketing não acompanha com a devida atenção os estoques do produto, é fato que esse tipo de situação será recorrente.

Só que prateleira sem produto impacta na visibilidade e mina as vendas. Em supermercados, pesquisas indicam que as vendas dobram quando os produtos estão expostos na prateleira.

O controle de estoque, porém, se aplica a qualquer produto e até a alguns serviços. É preciso que tenha alguém focado e pronto para manter os itens em constante exposição (produto sempre disponível), fazendo a reposição sempre que necessário.

Manter posicionamento

Quando tudo parece encaminhado, é preciso se atentar ao posicionamento da marca e do produto. Isso é definido sob o ar condicionado do escritório, mas é nas ruas que ganha forma, corações e mentes.

Os “catequizadores” do posicionamento são os promotores, vendedores, consultores ou qualquer outro profissional que represente a marca a esteja em contato direto com o shopper. Para facilitar, vamos chama-lo de “agente”, aquele que age para levar o posicionamento pelo mundo.

Eles estão no PDV, longe do controle do gestor, e precisam estar com o posicionamento de marca e produto / serviço na ponta da língua. Precisa estar incorporado em suas cabeças.

O agente precisa ser treinado, conhecer o produto ou serviço que vende e, o mais importante, confiar nos resultados oferecidos por esse produto / serviço.

É um trabalho que envolve palestras, visitas técnicas, acompanhamento de superiores, fornecimento de material de apoio, catálogos e outros recursos que possam contribuir para absorver o máximo de informações possível, e repassá-las corretamente para o consumidor.

Bem preparado, o agente de vendas está pronto para efetivar o posicionamento desejado e também para orientar consumidores, aumentando a efetividade das ações de trade marketing.

Lembre-se do que o guru Phillip Kotler disse em seu clássico “Administração de Marketing”: pesquisas mostram que 85% das compras são realizadas por impulso. Se o impulso tiver a orientação certa, a compra pode ser do seu produto.

Confusão de funções no trade marketing

Uma dificuldade bem comum nos pontos de venda é a confusão entre o papel do promotor com o do pesquisador. Numa ação, é normal que ao fazer seu trabalho também fique para o promotor a tarefa de fazer algumas perguntas aos consumidores, principalmente durante degustações.

Pesquisa é uma atividade que toma tempo e exige atenção para ser feita corretamente e, caso o promotor realmente tenha que permanecer um certo tempo obtendo informações dos shoppers, seu trabalho de promoção de produtos fica em segundo plano.

É importante que o promotor, caso tenha que pesquisar os clientes abordados, conte com soluções que tornem a pesquisa mais prática, como aplicativos de celular com o questionário e um número menor de perguntas.

Como vencer ao administrar o trade marketing

Já falamos das dificuldades na administração do trade marketing, agora é importante abordar os caminhos para virar o jogo. Vencer é algo que qualquer gestor ou executivo sonha todos os dias. Ao adotar as táticas do trade marketing, o objetivo é fortalecer a marca e vender mais.

Porém, muitos gestores se esquecem do básico ao preparar a ação e outros desconhecem recursos que podem ajuda-lo a conquistar melhores resultados com o trade marketing.

Conheça o checklist de uma ação vencedora:

  • Tenha objetivos claros – Pode parecer óbvio ao ler aqui no texto, mas a maioria das empresas não sabe exatamente o que quer ao realizar ações de trade. Só comece a planejar as campanhas / ações após definir claramente os objetivos.
  • Melhore o relacionamento com lojistas e/ou franqueados – Como já dissemos acima, muitas vezes o próprio lojista pode impactar nas vendas de um produto. Uma peça mal montada, uma falha na reposição do produto, tudo isso pode botar um bom planejamento rio abaixo. É importante aprimorar o relacionamento com lojistas, principalmente os pequenos, oferecendo materiais, mimos e visitas para saber suas dores e dificuldades.
  • Invista em capacitação – Não apenas os lojistas, mas os promotores / consultores / vendedores da marca precisam receber todo o tipo de conteúdo possível sobre o produto. A capacitação dos agentes de vendas é imprescindível para que o produto chegue a mais consumidores.
  • Use dispositivos mobile – Os celulares já são, há algum tempo, tão ou mais importantes do que se vestir ao sair para trabalhar. No caso de um trabalho constantemente remoto, se tornam o principal canal de comunicação entre a sede e o PDV.
  • Busque aplicativos específicos – Se os celulares estão nas mãos de todos, por que não deixar o Whatsapp de lado e investir na criação de aplicativos específicos que ofereçam uma interface produtiva, organizada e com todos os recursos necessários para equipes em campo, disponíveis a um toque. Um  caso de sucesso é o da Nissin Ajinomoto, que utiliza aplicativos específicos para cuidar de 32 mil pontos de venda no Brasil e no Paraguai. Além disso, também realiza pesquisas do próprio produto e do concorrente, tudo na mesma tela.

E você, tem mais algum desafio ou dica para acrescentar? Está com dúvidas? Só deixar seu comentário a seguir.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: