um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • ago. 23, 2018

Trade Marketing X Shopper Marketing: Qual a diferença entre os dois?

Um é voltado para os pontos de vendas, o outro trabalha diretamente o consumidor. A mistura dos conceitos é comum e até certo ponto aceitável, uma vez que o shopper marketing é uma evolução do trade marketing. O objetivo é o mesmo, mas a atuação acontece em campos diferentes, contudo eles irão se complementar em favor deste objetivo, que a compra seja efetivada. Consumidor satisfeito com a aquisição e empresa satisfeita com o lucro da venda.

O trade vai aproximar a parceria entre as marcas/ empresas varejistas e os canais de distribuição, ou seja, lojas, mercados e comércios em geral. Obviamente todas essas forças de ação colaboram para atingir diretamente o cliente em seu momento de compra. Contudo, o shopper marketing vem para identificar e compreender o que os consumidores pensam e querem na hora que está na frente da prateleira. Além disso, ainda proporciona a melhora da experiência de compra, tornando-a mais agradável.

Aumento de vendas a partir do trade marketing

Optar por ações de trade marketing é investir em análise de hábitos e desejos dos shoppers, os clientes. A partir de então a empresa avalia quais os canais adequados para serem utilizados de maneira eficiente dentro da proposta a ser implementada. Os produtos poderão ser desenvolvidos pensando neles e os meios de distribuição serão adaptados para que as preferências deste consumidor sejam atendidas.

As vantagens do trade ainda passam pelo crescimento da rentabilidade dos negócios, mas seus benefícios vão a questões além como a troca de informações estratégicas. Fortalecimento da marca é importante para a longevidade da empresa, estreitamento de relacionamento de confiança entre o canal de vendas e/ ou PDV com a indústria que produz o produto. Por fim, são lançadas bases para uma parceria e relação de longo prazo.

O cliente é quem comanda as ações de marketing

Quanto a esta modalidade de marketing, ela vai ter que agir com muita precisão, uma vez que a maioria das decisões de compra acontecem naqueles segundo em que se está parado em frente a gôndola. Como conquistar o cliente? É a partir daí que táticas de shopper marketing são definidas para que de fato se compre. Então ela vai traçar um perfil do cliente e identificar como ele age no momento da compra.

O grande desafio está em entender que não é uma ideia reducionista que delimita um perfil genérico, mas sim conhecimento de todo o trajeto que leva o consumidor até a compra – saber porque ele decidiu pela marca X e não pela marca Y. A melhor observação se faz quando ele está ali, naquele momento. É observação, é analise, que somente uma equipe de profissionais presentes nas lojas consegue descrever.

É isto que a Top Trade quer auxiliar com o seu aplicativo, melhorar a performance de sua empresa para garantir ações de trade marketing eficientes e também conhecer proximamente o consumidor para oportunizar o shopper marketing.

Conte com a Top Trade para aumentar o poder de gestão da sua empresa e o rendimento de sua equipe. Preencha o nosso formulário de contato no site e fique por dentro de todas as funcionalidades do nosso sistema de trade marketing.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: