um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • mar. 01, 2018

A relação entre trade marketing e merchandising

O merchandising está para o trade marketing como as leis estão para o advogado. Isto é, um precisa do outro para que se complete e funcione de forma eficiente.

Contudo, você vai perceber neste texto que o trade marketing vai bem mais além do que o merchandising e que este é apenas um complemento que agrega valor às suas ações.

Conceituação de trade marketing e de merchandising

Podemos compreender o trade marketing como um modelo de gestão que interage com o marketing de vendas, buscando responder às demandas do mercado de forma estratégica, isto é, atendendo tanto às expectativas dos clientes — revendedores — como às expectativas dos consumidores finais.

Já o merchandising pode-se entender como um conjunto de técnicas e de informações visuais que contribuem para que um produto seja destacado e, desta maneira, acelere a sua rotatividade, isto é, a sua venda e a sua reposição.

O uso do merchandising dentro das ações de trade marketing

No trade marketing, cabe ao merchandising valer-se de técnicas, ações ou de qualquer material promocional com o propósito de influenciar as decisões de compra dos consumidores.

As ações de merchandising podem acontecer no ponto de venda (PDV) e entre os materiais utilizados encontram-se ações em mesas, cadeiras, banner, freezer, cartazes, gôndolas, display, em suma, em uma série de materiais que garantem que o produto obtenha visibilidade e, consequentemente, seja vendido, fazendo o estoque girar.

Cada peça promocional, vale ressaltar, acompanha a logomarca do produto. Em alguns casos, a depender da infraestrutura, pode haver um planejamento de merchandising mais abrangente no local onde se encontra os PDV’s.

Por exemplo, pode-se aplicar ações de merchandising em ônibus, placas de padarias, TV, Rádio e também em processos de degustação de produtos em supermercados, bares e restaurantes, de modo que o produto seja destacado e reconhecido.

Inclusive, neste último caso, tem-se investido fortemente em ações de merchandising tendo por base os quatro restantes sentidos humanos: paladar, tato, olfato e audição, além da visão, que é o tipo de apelo de merchandising mais comum nas ações de trade marketing.

O TopTrade App casa perfeitamente trade marketing e ações de merchandising

O TopTrade App pensou em cada detalhe para que a sua empresa seja capaz de fazer merchandising nas ações de trade marketing.

No APP você encontra recursos que possibilitam aos diversos segmentos do mercado — indústrias, distribuidores, atacado, varejo — acompanhar equipes de promotores, fazer coleta de pesquisa de preço e de imagens no PDV, realiza reposição, controlar estoque e organizar ações de merchandising e degustação em diversos estabelecimentos que se encontram em sua região.

Imagine que você deseja saber se seu produto ainda se encontra nas gôndolas de um estabelecimento, qual seria a primeira coisa que você faria? Entrar em contato com a equipe de gestão do estabelecimento para averiguar isso? Com o TopTrade você pode averiguar isso através de sua plataforma, tendo apenas que fazer uma pesquisa no interior do próprio aplicativo.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores para desenhar a solução ideal para a sua empresa.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: