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Fábio Pinho • ago. 01, 2018

Trade Marketing nas Indústrias: Estratégias para otimizar a gestão usando aplicativos

Todas as empresas percebem a importância do marketing para os consumidores. Afinal, se as pessoas não sabem que seu produto existe, não haverá demanda para ele no mercado, e isso significa que não há vendas. No entanto, muitas empresas não conseguem desenvolver estratégias adequadas quando se trata de comercialização de produtos para os atacadistas, distribuidores e varejistas que os trazem para os consumidores, um fenômeno conhecido como trade marketing.

Há muitos equívocos que cercam a utilização do trade marketing e sobre como aplicá-lo de forma correta. Isso porque, embora sejam parecidos, o marketing tradicional (shopper) e o trade marketing exigem abordagens diferentes e visa objetivos distintos. Enquanto o marketing tradicional visa vender algo para o consumidor, o trade marketing tem como objetivo, vender algo para o varejista.

O QUE EXATAMENTE É TRADE MARKETING?

Parece sensato começar este recurso com uma definição de trade marketing.
De um modo geral, o trade marketing é uma forma de marketing B2B.
É a arte de comercializar produtos especificamente para empresas [em oposição a consumidores].
Normalmente, o objetivo de uma campanha de trade marketing é vender produtos para empresas que podem, então, vender esses itens para seus clientes.
QUEM UTILIZA O TRADE MARKETING E COMO?

Os fabricantes usam o trade marketing.
[Um fabricante é uma pessoa ou empresa que fabrica produtos para venda].
O objetivo do trade marketing para um fabricante é aumentar a demanda por seus produtos junto aos parceiros da cadeia de suprimentos.
Um ‘parceiro da cadeia de vendas’ é uma pessoa ou empresa envolvida na movimentação de produtos no comércio [e, como tal, é o termo coletivo para distribuidores, atacadistas e varejistas].
Basicamente, todo o processo funciona assim:
Para um produto ser vendido em uma loja, o varejista primeiro precisa comprar o item de algum lugar.
Os varejistas comprarão produtos diretamente de um fabricante ou através de um atacadista ou distribuidor.
O varejista, então, venderá esses produtos ao público.

Os fabricantes precisam de métodos de trade marketing para tentar criar demanda por um produto junto a varejistas, atacadistas e distribuidores. Em um mundo perfeito, todos em uma cadeia de vendas ganharão dinheiro.

A IMPORTÂNCIA DO TRADE MARKETING NAS INDÚSTRIAS.
O trade marketing é tão relevante quanto o marketing tradicional por uma infinidade de motivos. O primeiro deles é bem evidente: se a sua marca / produto não se destaca nas lojas, ele definitivamente não chegará aos potenciais compradores. É imprescindível estabelecer ligações eficientes e duradouras com os integrantes da cadeia de suprimentos, pois, sem tais relações é quase impossível disputar com as demais marcas.
Outra razão pela qual o trade marketing é tão importante é porque às vezes é a melhor chance de uma empresa elevar-se além do ruído de sua concorrência em especial se a empresa for uma FMCG (fast moving consumer good). Com tantos fabricantes diferentes comercializando produtos similares, as organizações podem confiar no trade marketing para manifestar as qualidades de sua marca para as partes que o auxiliam a vendê-las.
O trade marketing é tudo sobre tentar controlar a situação que realmente não pode ser controlada, uma vez que cada atividade de promoção comercial envolve múltiplas negociações com agências de marketing, varejistas e comerciantes do comércio de vendedores. A esse respeito, a ferramenta mais poderosa e útil que se pode ter é uma informação precisa e atualizada.

No entanto, o volume de informações com que um especialista em trade marketing precisa lidar é enorme e, portanto, difícil de gerenciar. Sem mencionar que essa informação é difícil de coletar, uma vez que até mesmo uma atividade de promoção comercial exige visitas e visitas a dezenas de lojas, que podem ser espalhadas por um estado ou por todo o país.

Combinando nossa experiência em desenvolvimento móvel e desenvolvimento de software de varejo , incentivamos você a aproveitar um aplicativo de trade marketing móvel. O aplicativo ajudará seus especialistas em trade marketing a coletar dados de maneira conveniente, mantê-los organizados e recuperar facilmente as informações necessárias.

Desfrute de funcionalidade interligada e organização automatizada
Para ver a eficácia de um aplicativo de trade marketing, vamos dar uma olhada no fluxo de trabalho de especialistas em trade marketing antes da era do celular. Para coletar os dados de campo necessários, eles precisavam ter dispositivos diferentes em seu inventário: uma câmera, um bloco de anotações, algo para escrever e um telefone.

“Mas temos tudo isso em um smartphone” , você pode dizer, e é exatamente isso que estamos tentando dizer também. Com um dispositivo móvel, você pode fazer tudo o que foi mencionado acima, inclusive fazer anotações rápidas digitando-as. Ainda assim, sem um software específico de trade marketing, todas as informações coletadas serão espalhadas em vários aplicativos (fotos na galeria, arquivos de texto na pasta do aplicativo de anotações, etc.), o que não ajudará muito na organização dos dados.

É mais razoável unir todos esses recursos em um aplicativo. Com uma funcionalidade como essa, o aplicativo permitirá que um especialista em trade marketing interconecte os dados no exato momento em que é coletado e execute a seguinte sequência de ações em segundos, no local:

  1.  Tire uma foto de literalmente qualquer coisa: um local onde você quer que seu novo monitor seja colocado, uma prateleira com as SKUs da sua marca, armazene o interior para registrar certa perspectiva ou até mesmo algumas ideias de promoção que você gostou, para que você possa seguir o exemplo delas no futuro.
  2. Adicione legendas . Você pode fazer isso atribuindo uma tag (“violação do planograma” ou “tag de preço errado” ou “ideias de inspiração”), fazendo uma narração ou, na verdade, digitando uma nota. Todas as legendas serão automaticamente anexadas à foto tirada.
  3. Vincule uma foto a uma determinada loja . Ou, melhor dizendo, deixe o aplicativo de trade marketing fazer isso por você. Esta etapa é executada automaticamente graças ao recurso de geolocalização. Dessa forma, você construirá gradualmente um banco de dados enorme e útil para cada loja.
  4. Vincule uma foto a uma determinada campanha promocional. Assim como no ponto anterior, cada foto será automaticamente atribuída a uma determinada campanha, com base nas informações disponíveis sobre a loja e usando um calendário de promoção comercial.

Leve os dados do seu escritório para o campo
Além de coletar e armazenar os dados de campo, o software de trade marketing também pode armazenar todos os tipos de dados de escritório, por exemplo, um calendário de promoção comercial, um catálogo de SKU, atualizações mais recentes de acordos com varejistas e muito mais.

Ter essas informações no aplicativo é muito mais conveniente do que simplesmente armazená-las na memória de um smartphone. Com todos os arquivos interconectados na estrutura do aplicativo de trade marketing, você também os gerenciará com mais facilidade. Por exemplo, ao fazer uma alteração em um calendário ou em uma descrição de loja, você terá todos os dados envolvidos atualizados de acordo.

Fique firme
A informação relevante é fundamental para controlar o trade marketing. Para usá-lo efetivamente, você precisará coletar dados regularmente e estruturá-los corretamente. Um aplicativo de trade marketing ajudará você a:
1. Verificar os planos ou acordos mais recentes e descobrir se o caso em questão está de acordo com eles.
2. Se isso não acontecer, tire uma foto de uma ‘cena de crime’: uma violação do planograma, um produto faltando, a localização incorreta de um monitor ou o preço errado. Quanto mais rápido você relatar um erro, mais rápido ele será corrigido.
3. Envie uma prova fotográfica mais tarde e prove com sucesso seu argumento em possíveis conflitos com a agência de marketing, os profissionais de marketing do fornecedor ou o gerente da categoria do varejista. As imagens sempre falam mais alto que as palavras, então você poderá resolver o problema com facilidade.
Economize tempo e dinheiro
Um aplicativo móvel com informações bem organizadas nas lojas de uma rede de varejo poupará tempo e combustível de um especialista em trade marketing. Com fotos de diferentes pontos de venda no bolso, você não precisará ir a campo sempre que precisar discutir um local de exibição ou um novo planograma. Em vez disso, você simplesmente usará fotos e anotações ao falar com um representante da cadeia de varejo em seu escritório ou via e-mail. Claro, você terá que ter certeza de que suas fotos estão atualizadas, mas sejamos honestos – as chances de que todas as lojas mudem seu layout a cada semana ou mês são muito baixas.
Conclusão
Os aplicativos de trade marketing são ferramentas eficazes para coletar informações de campo: você pode tirar fotos de lojas e produtos, marcá-los ou digitar uma legenda e vinculá-los a uma loja e a uma campanha de marketing em seu banco de dados. Mais tarde, se você quiser recriar o interior de uma determinada loja em sua mente, verificar o histórico de alguma loja ou provar a uma agência de marketing que seus funcionários têm repetidamente feito um trabalho insatisfatório – um arquivo bem organizado será útil.

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