um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • abr. 24, 2018

Trade Marketing e BI: A chave para a vantagem competitiva

Trade Marketing e BI: A chave para a vantagem competitiva

Pensando em alavancar vendas e superar os concorrentes na corrida por novos consumidores? Então você não pode deixar de implementar na sua empresa estratégias de Trade Marketing e Business Intelligence (BI). Conheça um pouco sobre esses dois conceitos e saiba como a união de ambos pode ser a chave que você precisava para a vantagem competitiva.

Trade Marketing

O trade marketing é voltado às necessidades de vendas dos parceiros da cadeia de distribuição. Exemplos de ações de trade marketing são as promoções, os eventos de relacionamento com o consumidor, o merchandising e o treinamento de promotores e vendedores.

Algumas vantagens do trade marketing são a aproximação dos consumidores com a marca e o fortalecimento entre indústria e distribuidores, permitindo aos fabricantes que tenham mais participação de mercado pela conquista de seus revendedores e consumidores finais.

Business Intelligence (BI)

O termo Business Intelligence (BI) refere-se ao processo de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de informações que poderão oferecer suporte à gestão de negócios. São técnicas de organização sistemática que auxiliam a gestão empresarial.

O BI permite às empresas que transformem seus dados para linguagens de fácil entendimento, permitindo que gestão e colaboradores compartilhem informações e identifiquem os processos corretos, focando sempre no objetivo da empresa e nas necessidades dos consumidores.

Benefícios da união de Trade Marketing e BI para a sua empresa

Pouco adianta cobrir os PDVs (pontos de venda) com grandes equipes e coletar todas as informações se a empresa não estiver preparada para o recebimento e análise de tudo isso. Afinal de contas, mais do que termos uma ferramenta de trade marketing, é importante conhecermos o processo que teremos por detrás dessa ferramenta.

Como é praticamente impossível conhecer esse processo sem o apoio de uma tecnologia, é aí que entra o Business Intelligence. Uma gestão inteligente otimiza tudo e, se o BI for usado corretamente, pode favorecer a otimização da equipe e a possibilidade de selecionar as informações que são realmente necessárias.

Pela quantidade de dados a serem analisados diariamente, é comum ser difícil manter o controle de tudo. Não são raros os casos em que as empresas perdem o poder de decisão sobre determinados produtos ao se esquecerem de relacionar informações cruciais no dia a dia como alertas de preço, de estoque e ações de concorrentes.

Não possuir o controle desses dados é o mesmo que deixar de lado, também, a integração entre vendas e distribuição.

Para não perder de vista esses detalhes, uma ferramenta interessante que alia o Trade Marketing com ferramentas de BI é o TopTrade App.

Além de oferecer à sua empresa todos os recursos para tornar as operações de trade marketing digitais (com aplicativo, painel de gestão, automatização de processos de trade, promoção e pesquisas de mercado), oferece serviços exclusivos de inteligência, com gráficos do Business Intelligence.

O TopTrade App também pode ser moldado às necessidades de qualquer negócio e permite a análise de informações em tempo real. Quer saber mais sobre nosso aplicativo? Converse com um de nossos consultores!

Leia mais:

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: