um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • ago. 30, 2018

Saiba como definir os indicadores ideais para as suas estratégias de trade marketing

Diante de um mercado competitivo, que se coloca fragmentado e dinâmico, a equipe de trade marketing de uma empresa precisa compreender e vencer o desafio de fazê-la ser relevante e lucrativa. A sua importância e eficiência dentro do planejamento geral é possível quando informações estratégicas são disponibilizadas e uma gestão inteligente é posta em prática. Por isso, a relevância em estipular métricas, indicadores que possam medir a efetividade dos processos internos e dos resultados obtidos no field, no mercado.

Para que haja estratégias, métricas; para que haja as métricas, dados e informações. Desta forma é que funciona o trade marketing de uma empresa, como também o caminho que trilha o crescimento. Portanto, para definir os indicadores ideais, o primeiro questionamento a ser feito é se há condições de mensurar. A coleta desses dados chegará ainda de forma bruta, para que sejam apurados. Os promotores irão aos locais de vende e trarão informações quantitativas, para que então a gestão de inteligência transforme em indicadores qualitativos de trade marketing.

O simples sempre é o mais inteligente

Outra forma de definir os indicadores ideais é sempre começar pelo simples. Assim, toda a empresa, principalmente os promotores, por causa de sua natureza de trabalho, compreende os objetivos expressos. A finalidade da mensuração sempre deve ser clara para cada setor, por isso explicações e reuniões são necessárias antes, durante e depois. Ser objetivo na definição dos indicadores é fazer que sua equipe seja mais integrada, coesa e ligada nos patamares a serem alcançados. A empresa sempre tem uma visão e missão, logo dependendo da estratégia atual da empresa, alguns indicadores deverão ser mais importantes que outros.

Ter uma base de dados completa e segura é um ponto que não pode ser negligenciado, pois é através da consulta a ela que as decisões são tomadas. Sendo os indicadores de performance de clara compreensão, o cenário em que a empresa está configurada também se torna acessível e com credibilidade. O que se quer dizer é que por muitas vezes indicadores elaborados acabam não refletindo o que as empresas esperam conseguir. As estratégias de trade marketing ganham configuração e poder quando as métricas são úteis, dentro de situações possíveis.

Invista em visitas

Alguns indicadores são indispensáveis em qualquer operação, e os mais confiáveis são os obtidos através de visitas. As mensurações mais importantes dos serviços de trade marketing são aquelas que saem da ida do promotor até o PDV. A Top Trade através de seu aplicativo possibilita que se haja um controle da rota diária dos profissionais e se eles cumpriram com as atividades que estavam agendadas. As indústrias, distribuidores e agências precisam saber de tudo, do share de gôndola aos preços praticados.

Todos os gestores precisam seguir uma regra básica na identificação dos dados, agir com base em três perguntas: Onde estou? Onde quero chegar? Quais recursos tenho para chegar lá? Só assim há um trade marketing forte e a empresa cresce.

A Top Trade tem a ferramenta de apoio certa para a sua empresa. Através de nosso aplicativo de gestão, temos as soluções certas para fazer seu negócio render mais e melhor. Preencha o formulário de contato em nosso site e saiba mais.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: