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Fábio Pinho • jul. 03, 2018

Tudo o que você precisa saber sobre personalização do PDV

Conhecer bem o shopper e suas demandas e necessidades, assim como o seu comportamento de compra, são fatores essenciais para a personalização do PDV e assim contornar a crise e realizar mais vendas, visto que o Trade Marketing funciona à base de informação.

Ainda que a economia não esteja a pleno vapor, os brasileiros continuam a realizar compras por impulso e é desse comportamento que os produtos expostos nos pontos de vendas se beneficiam: quando alinhados ao momento certo e ao formato desejado, eles deixam de ser apenas produtos disponíveis em gôndolas para se tornarem objetivos de aquisição. É preciso fazer a oportunidade acontecer e isso é possível através do acesso e estudo das informações necessárias para a personalização adequada do PDV ao shopper almejado.

Para algumas marcas, uma iluminação diferente ou a presença de promotores mais ativos e atenciosos é o suficiente para despertar essa vontade por parte do consumidor. Para outras, é preciso ir além. Como saber qual é o seu caso? Pois é, através das informações, ou seja, usando de táticas e estratégias para montar um bom planejamento de Trade Marketing.

A importância das informações para a personalização do PDV

A gestão do PDV vai além de selecionar, treinar e supervisionar os promotores. Quando falamos de Trade Marketing, é preciso pensar em toda a experiência do shopper para que as necessidades de venda sejam supridas por completo. Ter em mãos um planograma é fundamental para que o seu planejamento seja correto.

Invista em tecnologia para reunir os dados que irão lhe auxiliar a conhecer o seu shopper. Por onde ele anda? O que ele está procurando – e precisando – quando poderia encontrar com o seu produto e a oportunidade de venda ser realizada? Como tem funcionado o seu PDV? Você conhece bem o seu varejo?

A grande ideia para a personalização ideal do seu PDV pode estar em um desses relatórios. O desempenho e funcionamento do varejo no qual você está inserido e o comportamento do seu shopper podem lhe oferecer ferramentas maravilhosas para fazer com o que seu ponto de venda se destaque no meio de tantas prateleiras.

Para aproximar o consumidor da marca e, de quebra, fazer com que o distribuidor possa usufruir de algumas vendas, procure sempre oferecer experiência e não apenas produtos e amostras dos mesmos. O consumidor atual não quer mais saber apenas de comprar, ele quer viver a experiência da compra.

Dessa experiência, fazem parte pontos como: a localização do PDV na loja e em qual loja, o seu design (cores, arrumação e disposição dos produtos, iluminação e odores, etc), o comportamento e approach dos promotores, a estratégia de venda (há descontos ou promoções?), dentre outros. Além de seguir orientações básicas do marketing, oriente-se pelos dados reunidos através dos relatórios em pontos de vendas realizados anteriormente.

Uma sacada pode ser, por exemplo, oferecer uma experiência diferenciada de PDV de um mesmo produto em diferentes lojas, em diferentes locais, se assim os respectivos grupos diferenciados de shoppers o pedirem.

Sabendo o que o shopper está procurando e onde ele o faz, você está munido de informações suficientes para implementar uma personalização que vá atingir o objetivo de levar o branding adiante e fortalecer o relacionamento com o consumidor, realizando, assim, mais vendas.

Táticas e estratégias

Os times de marketing e vendas devem trabalhar como aliados, reunindo suas ferramentas disponíveis para as montagens de boas estratégias e táticas em PDVs personalizados para cada ação e shopper. Os 4 Ps do marketing (preço, praça, promoção e produto) são tão importantes quanto as ferramentas da equipe de vendas, ou melhor, de Trade Marketing, no momento do planejamento.

Alguns dos pontos que são responsabilidade especial do Trade Marketing são as ações promocionais, pontos extras, mix de produtos, resultados e share de concorrentes, por exemplo. Ele divide o preço e canais de vendas (a praça) com o marketing, porém encarados diferentemente. Um trabalho paralelo e conjunto, em harmonia, deve ser feito desde o começo do plano até o período de análise dos resultados.

Esse relacionamento harmonioso e o uso de ambas as forças produzem um forte impacto nas estratégias de personalização do PDV.

O time de marketing está acostumado a fazer o estudo do público da marca e é responsável pelo branding, ponto que o Trade Marketing leva além, com os pontos de venda ao levar o shopper em contato direto com a marca e seus produtos. Assim, pode fornecer dados preciosos sobre suas preferências e comportamento para melhores ações promocionais.

Ele poderá informar se um evento especial – e seus pormenores como local, data e afins – é a melhor forma de realizar primeiros ou novos contatos ou se a ação através de a personalização de móveis e utilitários terá um bom impacto no shopper ou irá o repelir de interagir com o PDV.

Da mesma forma, o marketing sabe por onde o consumidor caminha, logo, o Trade Marketing pode ter um bom insight de onde implementar um novo PDV, mesmo que aquela loja não seja um varejo de produtos tradicionalmente relacionados ao seu, porém ainda assim seja uma boa praça para uma ação promocional personalizada para o shopper que a visita.

Em suma, para a personalização, é necessário conhecer a fundo o perfil do seu shopper e fazer uso das informações disponíveis. Invista em tecnologia que lhe ofereça um insight ao desempenho dos seus pontos de venda. Utilize os dados disponíveis para vender a experiência de venda e não apenas o produto.

Explore os sentidos com cores, formas, cheiros, sabores e iluminação. Fortaleça o relacionamento do shopper com a marca através da localização, arrumação e design do PDV. Dê atenção especial ao treinamento e atividade dos promotores – cada shopper pede um comportamento diferente, ainda que o produto seja o mesmo.

E como gerenciar esses fatores sem perder tudo de vista ou se afogar em diversas planilhas e horas de preenchimento? Como se encontrar entre tantos fatores? Entre em contato conosco e descubra como o TopTrade pode lhe guiar durante todo o processo. E veja como a personalização dos seus PDVs será mais fácil do que você imagina com o uso do app!

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