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Fábio Pinho • set. 29, 2018

Saiba quais são os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor?

Saiba quais são os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor

O grande desafio de uma empresa é conquistar a confiança do público-alvo e convencê-lo de que vale a pena adquirir seus produtos ou serviços. Uma das formas mais fáceis de fazer isso é conhecer o comportamento do consumidor e entender como ele age na hora das compras.

Essa simples ação dá ao empreendedor uma visão estratégica fundamental para o seu negócio, já que ele pode pensar em maneiras mais eficazes de surpreender os clientes.

Por isso, listamos sete fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor. Confira a seguir!

1. Classe social

O primeiro fator que influencia na decisão de compra do consumidor é a classe social. Ou seja, a condição financeira do cliente pode determinar o seu posicionamento diante de alguns produtos. Quanto mais baixa a sua condição, menos bens ele pode adquirir, e assim por diante. Além disso, o consumidor tende a comprar produtos ou serviços que sejam representativos e que se ajustem à sua condição financeira e social.

2. Cultura

Além da classe social, outro fator pode influenciar diretamente o consumidor na hora das compras: a cultura. Nesse caso, estamos falando de todos os seus conhecimentos, princípios, crenças, artes, valores e visões de mundo, determinados ou não pelo local em que vivem e que têm o poder de moldar o pensamento e a ação do público-alvo.

3. Idade

A idade também pode influenciar na hora das compras. Isso porque, à medida que as pessoas amadurecem, suas ideias e convicções vão sendo modificadas, o que reflete diretamente nos seus hábitos de compra. Dessa forma, a abordagem deve ser feita de acordo com o estágio de vida do consumidor.

4. Personalidade

Assim como a personalidade influencia as escolhas das pessoas em todos os aspectos da vida (profissão, relacionamentos, interesses, hobbies, medos etc.), ela também pode ser decisiva no momento de adquirir produtos ou serviços. Apesar de ser única para cada indivíduo, é possível dividir os tipos de personalidade em alguns grupos, facilitando o estudo e a compreensão das reações do consumidor.

5. Círculo social

O círculo social do consumidor sejam familiares, amigos ou conhecidos, também pode influenciar na sua decisão de compra. As pessoas costumam pedir a opinião de outras mais próximas sobre determinados produtos ou serviços, caracterizando o famoso e eficaz marketing do boca a boca.

6. Estilo de vida

O sexto fator de influência é o estilo de vida do consumidor, que compreende seus interesses, hábitos, preocupações, círculo de amizades, desejos e por aí vai. Esses aspectos devem ser levados em consideração, pois explicam as atitudes do público-alvo na hora de realizar as compras.

7. Opiniões de outros consumidores

Por último, vale ressaltar que os consumidores também são influenciados pelas opiniões de outros consumidores fora de seu círculo social. Com a internet, esse tipo de avaliação ganhou ainda mais força, já que é possível saber tudo sobre uma empresa (qualidade dos produtos, atendimento, prazos de entrega etc.) na palma da mão, principalmente pelas redes sociais.

Entender o comportamento do consumidor é fundamental para que a sua empresa possa realizar abordagens corretas que, como vimos, depende de vários fatores. Isso irá garantir a satisfação dos clientes e pode ser uma excelente maneira de surpreendê-los.

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