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Fábio Pinho • set. 27, 2018

A importância do marketing promocional nas ações de PDV

Vender tem se tornado um desafio cada vez maior, principalmente em um ambiente econômico conturbado como o que enfrentamos atualmente no mercado brasileiro. Assim, o marketing promocional nas ações de ponto de venda (PDV) se tornou essencial para atrair novos clientes e impulsionar as vendas.

Todo gestor precisa ter em mente que a abordagem de clientes precisa ser inteligente e estratégica. A divulgação de uma marca, a venda de um serviço ou produto e o engajamento dos consumidores em torno de uma ideia, por exemplo, são objetivos que podem ser conquistados pelo marketing promocional no PDV de forma consistente.

Por isso, preparamos este artigo para que você possa entender melhor como o marketing promocional pode ajudar a alavancar os seus resultados nas suas ações de ponto de venda. Confira!

O que é marketing promocional?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer de que trata o marketing promocional.

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o marketing promocional é um conjunto de ações de interação com o público-alvo que tem como objetivo construir uma marca, proporcionar vendas ou fidelizar clientes.

Existem várias modalidades de marketing promocional, como o marketing sensorial, que tem seu foco na exploração emocional dos sentidos; o marketing de experiência, que trata de relacionar uma marca a experiências positivas vividas pelos consumidores; e, por fim, as interações em PDV, que apresentam possibilidades interativas entre o público, os promotores de venda e os produtos.

Existem ainda diversas outras possibilidades dentro do marketing promocional a serem exploradas, e tudo depende da criatividade da equipe de marketing e da gestão do ponto de venda.

Como o marketing promocional pode ajudar nas ações de PDV?

A inteligência na aplicação das ações de ponto de venda é fundamental para o sucesso de qualquer produto. Segundo a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper”, realizada pela Nielsen, cerca de 70% das decisões de compras são realizadas pelo consumidor no PDV.

Em outras palavras, a realização de ações de marketing promocional nos pontos de venda ainda é o que faz com que a venda de um produto, serviço ou ideia decole.

Por isso, todas as ações e materiais promocionais, além de técnicas de vendas inovadoras, são grandes aliadas das marcas para atrair os olhares e a preferência dos consumidores. A escolha entre um produto ou outro, ou mesmo a construção do engajamento do público, está ancorada principalmente em aspectos emocionais.

O fato de que a decisão do consumidor brasileiro é realizada primariamente na gôndola de um supermercado ou loja é o que faz com que o marketing promocional seja tão fundamental. A distribuição de brindes e amostras grátis, as ofertas de descontos, ações de fidelização direta e dinâmicas de vendas, como as blitzen, são todas excelentes ações que valorizam o ponto de venda e criam uma situação de compra vantajosa para o consumidor.

Organizando as suas ações no PDV

A utilização de um aplicativo de trade marketing como o TopTrade é uma ótima opção para coordenar e dar apoio às equipes de promotores de venda, incluindo orientação de rotas, tarefas e conteúdos sobre os materiais e os produtos que estão sendo vendidos.

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