Na maior parte das vezes, os gestores não conseguem acompanhar presencialmente os promotores de vendas, especialmente quando esses profissionais trabalham externamente. Mesmo assim, essa equipe precisa ser monitorada com o auxílio da tecnologia. Saiba mais sobre isso a seguir!
Para os empreendimentos que fazem vendas externas, é essencial que os gestores acompanhem o roteiro seguido pelos promotores por diversas razões: a primeira delas é avaliar formas de otimizar esses trajetos, para consumir menos tempo e combustível (parece ser algo insignificante, mas pode representar uma economia significativa) e torná-los mais dinâmicos.
Outra questão importante é inibir a possível má fé de algum promotor. É claro que há sempre um cuidado para contratar profissionais responsáveis e comprometidos com as suas funções. No entanto, quando há alguma forma de trabalho remoto, esse cuidado é necessário, porque infelizmente algum colaborador pode se aproveitar da sensação de não estar sendo observado para desviar algum roteiro, por exemplo.
O monitoramento da equipe de promotores é útil para os gestores identificarem quais deles estão colaborando mais com o aumento das vendas e quais estão fechando mais contratos para valorizar esses profissionais. Inclusive, é interessante implementar um sistema de bonificação para motivar todos a darem o seu melhor.
Quando algum promotor falta ou se atrasa com uma frequência além do normal, se o gestor estiver monitorando, pode intervir para entender o que está acontecendo. Se for algum problema mais grave, a empresa pode dar o suporte necessário a esse profissional. Caso contrário, podem ser aplicadas as punições correspondentes ou até a demissão, dependendo da situação.
Faltas e atrasos são questões que comprometem a dinâmica da equipe, podem deixar o PDV desfalcado e, assim, prejudicar a experiência do cliente. Por isso, é fundamental ter um controle bem efetivo sobre esses comportamentos. O nosso aplicativo tem uma funcionalidade específica para o acompanhamento de faltas e atrasos.
Outra vantagem do monitoramento é que ele garante aos gestores uma leitura da relação entre o trabalho dos promotores e os resultados obtidos. Por exemplo: se todos os profissionais são assíduos, pontuais, cumprem suas funções corretamente, mas mesmo assim os resultados não estão se saindo de modo satisfatório, pode ser que a equipe não esteja dando conta da demanda e precise de um reforço.
Ou, então, pode ser um indicativo de que algum outro elemento do processo está apresentando falhas, sem ser a força de vendas.
Unindo todas essas informações que o monitoramento de promotores oferece fica mais fácil avaliar a necessidade de treinar essa equipe e qual é o tipo de treinamento necessário para alinhar pontos que não estejam de acordo com o esperado. A capacitação adequada começa a partir da identificação das necessidades e isso só acontece por meio de um monitoramento eficaz.
Acesse o nosso formulário de contato e preencha se quiser conhecer melhor o nosso sistema e como ele pode ser útil para monitorar os promotores de vendas da sua empresa, já que essa é uma medida tão importante.
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