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Fábio Pinho • set. 18, 2018

Como o Field Marketing pode melhorar minhas estratégias de PDV?

O mercado varejista é complexo. Para maior eficiência e retorno, o marketing precisa ser desenvolvido com planejamentos e estratégias específicas. Esta complexidade está no fato de que este seguimento é enorme, abrigando vários tipos e gêneros de produtos. Além de que as demandas para cada um deles surgem de forma distinta diariamente. Por isso, cada vez mais é interessante investir no fieldmarketing, ou marketing de campo.

Este modelo de marketing tem como características coordenar, gerenciar e operar ações integradas de venda, comunicação e marketing direto. O fieldmarketing junta as práticas de execução e medição de resultados através da otimização. Ele trabalha com uma visão sistêmica, do todo e não somente um recorte. Por este motivo, é um excelente aliado para quem quer melhorar as estratégias de promoção no PDV.

A transformação através do fieldmarketing

Quando se adota o fieldmarketing como modelo para o mercado varejista, você transforma os seus promotores em profissionais habilitados em atuar na conversão de vendas. Ele deve dar suporte às operações de marketing da empresa, colaborando, por ter contato direto no PDV, nas ações que podem dar certo e nas que não. Por querer unir a gestão à execução da estratégia, hoje o uso de diferentes canais de comunicação é um recurso em exploração, não somente o B2B.

As vantagens para o PDV são enormes porque estas ações de marketing proporcionam maior efetividade e movimentação das marcas, ou seja, elas geram vendas. Para clientes de relação mais complicada, cada passo em prol da venda pode ser cuidadosamente planificado e organizado. Todas as campanhas ganham em objetividade, em foco. Integração entre os vendedores e profissionais de marketing em favor de ações cada vez mais sincronizadas. Em meio a todos estes benefícios, as informações e as ações fluem, os resultados aparecem e o lucro acontece.

O fieldmarketing faz com que a empresa conheça bem seu público-alvo, sendo esta é uma condição primordial e principal para o sucesso das ações. O público é muito diverso, mas precisa ser delimitado, portanto características como idade e comportamento de compra devem estar pautadas. Então uma estratégia é estabelecida e o seu cliente ganha um ambiente em que se sente à vontade e seguro para realizar a compra.

Uma estratégia de marketing pensada para o cliente

Uma estratégia de fieldmarketing interessante e com diversos casos de sucesso são aquelas que investem no sensorial. De fato, a maioria das pessoas responde a sensibilização através dos aspectos visuais, mas não precisa ser exclusivo. Então, trabalhar ações que atinjam os cinco sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – transformam o ato de compra em uma experiência.

Dentre os serviços da Top Target estão o desenvolvimento de ações neste sentido, em que o cliente pode degustar do produto, no caso dele ser de gênero alimentício. Além disso, a empresa também pode auxiliar na criação de cada ação de marketing, através do gerenciamento dos dados coletados, mas também da análise das respostas.

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