um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • fev. 28, 2019

Internet da Coisas: Conheça seus benefícios para a indústria do varejo

As mudanças tecnológicas acontecem em uma velocidade cada vez maior, conectando pessoas e, porque não, coisas. O conceito de internet das coisas ainda é relativamente novo (afinal, em um cenário tão dinâmico, rotular algo como novo é realmente muito relativo) e trouxe mudanças profundas para a indústria do varejo, conforme você verá a seguir.

O que é internet das coisas?

É uma das revoluções tecnológicas mais recentes e o seu conceito básico é: conectar itens presentes no dia a dia das pessoas à internet. Ou seja, a partir da sua aplicação prática, não serão apenas o computador e o celular que estarão conectados à rede mundial de computadores, mas outro objetos bem menos óbvios, como uma fechadura, a geladeira, as janelas da casa.

Essa conexão pode acontecer por meio de gadgets extremamente simples ou de estruturas complexas. Um exemplo hipotético: imagine se você pudesse acionar o comando da cafeteira pelo celular e ela já estivesse programada para preparar aquela quantidade de café. Ao acordar, pela manhã, você poderia ligar o botão ainda na cama e quando levantasse, a bebida estaria pronta. A cafeteira conectada ao celular via internet: isso é a internet das coisas.

Na indústria do varejo

Não precisamos pensar em nada mirabolante para entender como a internet das coisas se aplica na indústria de varejo. Para otimizar processos internos, essa nova tecnologia já é bastante presente.

Um dos exemplos é o controle da cadeia de suprimentos. Com a internet das coisas, os produtos podem ser etiquetados com as RFID (Identificação por Rádio Frequência) e os veículos que transportam as mercadorias podem ser equipados com sensores de ambiente. O que isso significa? Que o varejista poderá rastrear com mais precisão e propriedade os produtos comprados enquanto eles percorrem toda a cadeia de suprimentos, desde o fornecedor até chegarem ao ponto de venda.

Essa mesma tecnologia de rádio frequência também é eficiente no gerenciamento do inventário, permitindo a organização dos produtos com base nas demandas daquele momento, tudo em tempo real. Muito semelhantes a essas etiquetas são sensores de detecção de movimentos, que possibilitam que o varejista identifique quais são as áreas de tráfego mais intenso no PDV, o que auxilia a formulação de estratégias de posicionamento dos produtos.

A tecnologia também pode (e deve) ser utilizada para melhorar a experiência do consumidor em diferentes níveis. Uma das formas é o self-checkout, ou caixas de autoatendimento, que começam a se popularizar no Brasil. Com ele, o cliente não precisa ficar na fila para passar pelo caixa convencional, tornando a sua estadia no PDV muito mais dinâmica e positiva.

A internet das coisas está presente também em sistemas que permitam aos gerentes acompanhar o trabalho remoto da equipe, garantindo a sua máxima eficiência sem que precisem estar presentes. Isso, otimiza o trabalho de todos! É assim que o nosso aplicativo atua, utilizando os princípios dessa tecnologia para otimizar a relação entre gestores e força de vendas, fortalecendo a sinergia entre eles a fim de prover melhores resultados.

Acesse nosso formulário de contato e preencha com seus dados. Em breve um dos nossos representantes poderá tirar todas as suas dúvidas.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: