um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • jan. 28, 2019

Como a internet está revolucionando o trade marketing no varejo?

O trade marketing tem uma função essencial tanto no varejo físico quanto no e-commerce. Nesse universo de compras em pontos de venda físicos essa abordagem do marketing é responsável pelo relacionamento entre fabricantes e canais de venda, com o intuito de encontrar alternativas para estimular a compra. A internet tem modificado muito o trade marketing no varejo.

Experiência no ponto de venda

Antes do advento da internet, sobretudo dos dispositivos mobile, chamar a atenção do consumidor no ponto de venda era uma tarefa mais difícil porque os recursos eram limitados. As marcas conseguiam criar um design diferente no PDV, elaborar uma ação de merchandising e não passava muito disso. Essas táticas continuam sendo válidas, mas hoje, podem ser integradas a outras mais tecnológicas.

Por exemplo: os aplicativos. O fabricante pode ter o seu próprio aplicativo que, com base na localização do usuário, vai indicar o PDV mais próximo e até mesmo novidades e promoções que estejam acontecendo. É a união do trade marketing com o geomarketing.

Personalização do comércio varejista

Já falamos aqui no blog sobre a importância de personalizar o varejo a fim de fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas. Isso só é possível graças às ferramentas de banco de dados que a internet oferece e que permitem que a marca conheça mais profundamente o seu cliente. CRM e Big Data são bons exemplos.

Despertando as emoções

Uma das melhores formar de conquistar um cliente é estabelecendo um vínculo emocional com ele e o storytelling é uma tática muito utilizada nesse sentido. E que tal contar uma história no próprio ponto de venda? Um simples tablet torna isso possível. E com a internet, ainda é possível fazer com que os clientes que estão passando interajam com essa história. Tenha a certeza de que, no mínimo, será uma experiência marcante de trade marketing.

Automação de tarefas

Nesse caso trata-se de um benefício mais interno, que vai refletir no consumidor, mas sem que ele se dê conta. A internet possibilita a automação de algumas tarefas de marketing mais operacionais, como o envio de e-mails, registro de novos cadastros, execução de follow-up. Por consequência, a equipe de profissionais pode ficar totalmente focada em tarefas estratégicas, que não podem ser substituídas pela máquina.

Melhorias logísticas

A internet também tem contribuído muito com a logística varejista. É possível rastrear todo o percurso da mercadoria do fabricante ao ponto de venda, além de reduzir os estoques por meio dos softwares e aplicativos de gestão dos mesmos. Isso sem contar com o e-commerce que já estuda a viabilidade de usar drones para entregas, por exemplo.

Todas essas mudanças proporcionadas pela internet têm acontecido muito rápido e os varejistas, fabricantes e profissionais de trade marketing precisam se ajustar a elas, caso contrário, serão aniquilados por aqueles que já estão um passo à frente.

E a internet também torna possíveis aplicativos que otimizam as funções do trade marketing, aprimoram a inteligência de mercado e fornecem dados importantes sobre o mercado consumidor. É o caso do Top Trade, pioneiro nesse segmento e sempre à sua disposição. Basta preencher rapidamente o formulário!

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: