Existem diversos fatores que podem comprometer as vendas de uma empresa e nem sempre eles estão associados à qualidade ou ao preço do produto. Isso porque a experiência do consumidor não se limita a esses dois aspectos e pode ser valorizada ou prejudicada por outros elementos, como por exemplo, o ponto de venda (PDV). Hoje vamos listar os erros que podem estar atrapalhando as vendas diretamente no PDV, para que eles sejam corrigidos e o negócio decole!
O consumidor pode se sentir atraído ou repelido pelo ambiente. Por isso, o PDV precisa ser apresentável: os produtos devem estar bem organizados, com as categorias sinalizadas para serem fáceis de encontrar, sem mercadorias ou objetos de decoração em excesso que causem a sensação de poluição visual.
Além disso, é interessante que o ambiente tenha uma temperatura agradável, pode ter um som de fundo em volume baixo, uma decoração que combine com a identidade da empresa. Muitos negócios apostam no marketing sensorial, apostando em uma fragrância própria.
O mais importante é que o cliente se sinta acolhido e confortável dentro do PDV, para que o tempo que ele vai passar lá seja agradável. Se o lugar o fizer ter vontade de se afastar, as chances de compra diminuem muito.
Se um cliente vai até o PDV diversas vezes e não encontra o produto que está procurando, sabendo que ele faz parte do portfólio da empresa, acontece um fenômeno chamado de ruptura, que é bastante negativo. A ruptura compromete a cadeia de vendas e acontece quando a gestão de estoque não é bem planejada e executada. Ou seja, uma lição importante: nem todos os pontos que merecem atenção no PDV dependem diretamente do que acontece ali dentro.
Os promotores de vendas que atuam no PDV precisam estar preparados para atender à clientela. Para ajudar nesse quesito, um aplicativo de trade marketing é um investimento inteligente, porque permite que o gestor gerencie e monitore o desempenho desses promotores mesmo à distância. Ao perceber que a performance está aquém do esperado, é possível planejar capacitações e treinamentos.
O “estar preparado” vai desde conhecer muito bem os produtos, saber indicar quais podem resolver melhor as demandas de cada consumidor, ser gentil, receber os clientes com um sorriso no rosto e um tom de voz afável, saber negociar preços e condições de pagamento.
Algo que acontece muito especialmente às vésperas de datas comemorativas, mas que pode ser um problema constante: consumidores que abandonam suas compras por conta da demora no atendimento. Lembre-se que cada vez mais as pessoas prezam pela agilidade e praticidade no dia a dia. Ninguém mais tem tempo ou disposição para esperar por muito tempo para finalizar uma compra.
Nesse caso, o problema pode estar no despreparo da equipe que não consegue trazer o dinamismo necessário, na falta de colaboradores, na ineficiência do software de PDV. É preciso identificar onde está o obstáculo a ser selecionado.
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